Palavra da Direção

Natal-Teimosia: A esperança de quem é pobre

capa da imagem
Confira a mensagem de natal do Centro de Estudos Bíblicos escrita pela Direção Nacional.

Boa leitura e boas festas!

Queridas irmãs,
Queridos irmãos,

NATAL é tempo de celebrar a teimosia de Deus. Ele se fez pobre na Palestina oprimida pelas elites de então, alicerçadas pela religião do Templo e pela política romana. Hoje, esse mesmo Deus continua nascendo entre os palestinos explorados e massacrados em seus direitos de liberdade e dignidade pelas elites israelenses e pelos interesses do capitalismo estadunidense. O nascimento de Jesus em meio a pobres é sinal de esperança e de uma teimosia divina a subverter as ordens estabelecidas, principalmente da religião opressora e intolerante, que se arvora dona de verdades absolutas.

O Evangelho libertador está encarnado na fragilidade de uma criança envolta em trapos numa manjedoura, como tantas outras, sem teto e sem terra, espalhadas pelo mundo.

O NATAL-TEIMOSIA nos provoca a lembrar-nos de pessoas pobres, migrantes, refugiadas, famintas e fugitivas da miséria. Naqueles tempos, a vida de um recém-nascido, teimosamente fugindo com seus pais da morte e dos controles políticos (Mateus 2), foi sinal de resistência e de esperança na mudança. Assim também hoje, a esperança das pessoas pobres no nascimento de Jesus é sinal de superação de uma política de favores e de desmandos. E mais. É sinal de superação de uma religião falsa e interesseira, de uma economia contra a vida e de uma sociedade desumana.

A celebração do NATAL-TEIMOSIA nos insere na agenda latino-americana da irrupção de pobres nas Igrejas e na leitura da Bíblia desde o cativeiro contra todas as formas de dominação. Na teimosia da vida e a partir da “opção preferencial pelos pobres”, toda pessoa cristã é convocada a se inserir justa e solidariamente na luta contra a miséria e a opressão. Não nos servem práticas eclesiais que se fecham em templos e doutrinas, distanciando-se do Evangelho e tapando os ouvidos diante do grito de quem é pobre.

Natal é, pois, teimosia e esperança que brotam da luta da família camponesa sem terra da Galileia contra os latifúndios. Estes transformaram a herança da terra em “propriedade maldita” a favorecer Césares, Herodes e saduceus. Nessa teimosia, Maria, José, Jesus, muitos galileus, pessoas excluídas e expulsas de suas terras, nos revelam que Deus está e nasce junto a quem vive na pobreza. Ele é sinal de “DEUS CONOSCO” nas lutas contra os aparatos do Estado, contra o Império, contra os poderes de plantão (legítimos ou golpistas) e contra todas as práticas que condenam as pessoas pobres à morte.

A teimosia da esperança é profética. Faz com que possamos acolher a manjedoura e fortalecer processos de inclusão de irmãs e irmãos com suas diferenças sociais, econômicas, culturas, ideológicas, políticas e, principalmente, com suas identidades de gênero e de religião.

A profecia desta teimosia nos leva a romper com conservadorismos e reacionarismos, fundamentalismos e fechamentos. Estas práticas dificultam o nascimento de Deus. Não permitem vivermos juntas e juntos na mesma casa, pois impedem a sociedade do “Bem Viver”.

A teimosia da esperança do Natal é sabedoria que brota dos pequenos: “gente pequena, fazendo pequenas coisas”, a construir um grande projeto político, social e comunitário.

A sabedoria está no fortalecimento de ações comunitárias marcadas pela busca da justiça, da solidariedade e da pobreza (Sofonias 2,3).

Neste Natal e no próximo ano, a teimosia da esperança das pessoas pobres nos convida a deixar que circulem o vento novo bem como as exigências de mudanças e de fortalecimento da Leitura crítica, inclusiva e militante da Bíblia junto a quem vive na exclusão. Essa teimosia da esperança também nos provoca para a abertura ao pluralismo e às atitudes ecumênicas, a tecer novas relações e a construir a casa comum, onde todas as pessoas encontram lugar (oikou-méne).

A todas e a todos nós, um NATAL com a teimosia da esperança e um ANO com novidades de vida. Abraço grande!

Rafael Rodrigues da Silva (Diretor Nacional)
Lucia Dal Pont Sirtoli (Diretora Adjunta)
Maria de Fátima Castelan (Diretora Adjunta)

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×