Partilhas

III ENJEL: Território e Ensaio do Bem-Viver

Nesses dias, aconteceu em Salvador – BA o 3º Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidades Libertadoras (ENJEL) que teve como objetivo reforçar o processo de construção do MEL (Movimento de Juventudes e Espiritualidades Libertadoras) nas diversas regiões e recantos do país. O tema geral do encontro “Sabores, Saberes e Lutas: Territórios do Bem-viver” foi principalmente vivido, como se o próprio encontro fosse um ensaio do que é o Bem-viver.

Trata-se de uma filosofia de vida, oriunda da experiência de vários povos indígenas e que pode ser proposta de organização social para toda a humanidade. A partir do critério de reciprocidade entre as pessoas, da amizade fraterna, da convivência com outros seres da natureza e do profundo respeito pela terra, os povos originários têm construído experiências realmente sustentáveis que podem orientar nossas escolhas futuras e assegurar a existência humana. Nas Constituições da Bolívia e do Equador, se propõe que a promoção do Bem-Viver é dever do Estado e é direito de toda a sociedade. Cada vez mais, tragédias como as inundações atuais no Sul do Brasil revelam as consequências que todos sofrem quando a sociedade toma como paradigma fundamental o lucro e não, em primeiro lugar, a vida.

O paradigma do Bem Viver só é possível na contramão de um modelo de desenvolvimento que considera a terra e a natureza apenas como mercadorias e as pessoas como peças de produção e consumo. Ora, as principais vítimas desse sistema desumano são as juventudes do campo e da cidade. Por isso, os (as) jovens são os primeiros atores do processo do Bem-viver. No Brasil, desde 2014, se começou o processo do Movimento de Juventudes e Espiritualidades Libertadoras (MEL) que, pouco a pouco, se espalha pelas diversas regiões do país e já organizou três encontros nacionais. Esse que ocorreu agora, em Salvador, BA, foi o terceiro. Ocorreu da 5ª feira, 30 de maio ao domingo 2 de junho. Contou com mais de 150 pessoas, entre jovens de diversas tradições religiosas e algumas pessoas mais velhas, convidadas, porque a vivência das espiritualidades libertadoras supõe o diálogo intergeracional, conduzido pelas juventudes, mas com participação de pessoas mais velhas.

Durante esses dias do III ENJEL, as pessoas que participaram do encontro tiveram oportunidade de conhecer e conviver com comunidades remanescentes de Quilombos, assentamentos do MST, grupos de religiões negras e indígenas. Além disso, o encontro aprofundou assuntos e desafios para o Bem-Viver. Todos sabemos que esse processo tem como base uma espiritualidade amorosa e aberta ao diálogo com as diversas culturas.

O próprio encontro foi palco no qual se ensaiou o Bem-viver, pela experiência de comunhão entre diversas culturas e diálogo entre religiões, especialmente, a abertura para os cultos afrodescendentes e espiritualidades dos povos originários. De fato, nesse encontro, as pessoas de Candomblé e Umbanda se sentiram à vontade para cantar, dançar e falar de sua espiritualidade. Quem era de Igreja cristã viveu a fé como acolhida dos irmãos e irmãs dos cultos originários. Não se buscou explicitar elementos próprios da fé e ritos das Igrejas e sim valorizar os outros (as) e comungar com eles e elas. Isso foi excelente ensaio do Bem-viver.

Desde a abertura do encontro até o seu encerramento, imperou uma energia de afeto. Grande onda de carinho dominou cada momento e todos os detalhes do encontro. Foi verdadeiro ensaio do Bem-viver.

Todas as pessoas que participaram saíram dali decididos (as) a reforçar o processo do MEL (Movimento de Juventudes e Espiritualidades Libertadoras) em suas bases e regiões e, assim, seguir juntos e juntas nessa ciranda linda e espiritual da construção em nós e no mundo do Bem-viver que os evangelhos chamam de “reinado divino”.

Autor: Irmão Marcelo Barros

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort