Notícias

Informação Oficial do Conselho Sobre a Situação da Sede Nacional

“Sabemos que a criação inteira geme e sofre até agora com dores de parto. E não somente ela, mas também nós… esperamos ansiosos a redenção do nosso corpo.” (Rm 8,22-23).

São Leopoldo/RS, 29 de maio de 2024

Para: Coordenações Estaduais

Representantes do Conselho Nacional Associados e Associadas

 

Um abraço grande!

Nós do Conselho Nacional (Rafael, Fatinha e João Osmar), chegamos na tarde de 28 de maio em São Leopoldo e começamos, com Angélica, a planejar a abertura da sede do CEBI e registrar a situação ali. Também andamos pelo Bairro Scharlau e vimos o quanto as pessoas estão tristes e angustiadas em meio aos montes de entulhos, lixos e sujeiras. Hoje, pela manhã abrimos a sede acompanhados de José Luiz Possato Jr do CEBI-RS, e vimos a situação em todo o prédio.

A água atingiu todo o primeiro piso, ficando o material dos escritórios, da copa, da lavanderia, dos estoques, da biblioteca e documentos da formação, totalmente perdidos. Duas prateleiras de livros que estavam bem acima não foram atingidos pelas águas, porém, como a umidade é tamanha, tem toda a probabilidade de mofo e estrago.

Fechamos a sede e procedemos o registro do material que perdemos para dar baixa junto à contabilidade e planejamos para a manhã do dia 30/05 iniciar o trabalho de remoção dos entulhos do interior da sede para o recolhimento que a prefeitura está fazendo na cidade. Para este trabalho de remoção contaremos com ajuda de pessoas voluntárias e a prestação de serviço de duas pessoas.

Sabemos que, o que aconteceu na sede, afetou em grande medida, o serviço de publicações. E sugestões são sempre bem-vindas na retomada das atividades da editora. Pedimos que elas sejam direcionadas para o serviço de publicações, no e-mail: [email protected]. Outros assuntos e sugestões que envolvem a sede e a organização do CEBI, podem ser enviadas diretamente ao e-mail da direção nacional ([email protected]).

Ao chegar na sede, vimos a grande perda de materiais e o impacto para o CEBI. E, neste momento que o CEBI está nas vésperas de sua comemoração de 45 anos, é fundamental a participação de cada Estado e de cada pessoa no Mutirão da Memória e caminhada do CEBI. Pedimos que cada Estado possa ver como pode contribuir e escrever diretamente para a direção nacional. As lembranças da caminhada e do que construímos comunitariamente de Leitura Popular da Bíblia nestes 45 anos precisam, neste momento, de nossas partilhas e o costurar juntas e juntos a grande colcha da história do CEBI.

“Ele nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que se acham em qualquer tribulação, por meio da consolação que nós mesmos recebemos de Deus”. (2Cor 1,4)

Abraços

Maria de Fátima Castelan, Rafael Rodrigues da Silva e João Osmar D’Avila

No products in the cart.