Pernambuco celebrou, no dia 14 de novembro de 2019, os 40 anos de fundação do Centro de Estudos Bíblicos/CEBI. O encontro contou com a participação de 60 pessoas e realizou-se no tradicional Colégio Sagrado Coração, das nossas parceiras e amigas Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing.
E teve bolo?
Teve sim senhor!
Teve parabéns?
Teve sim senhor!
Com o tema Espiritualidade Bíblica Libertadora e Leitura Popular da Bíblia, estiveram presentes na mesa de conferências Ildo Bohn Gass, que tratou da Leitura Popular da Bíblia; Ir. Marcelo Barros, que falou da Espiritualidade Bíblica Libertadora; Dr. João Luis Correia Junior, que abordou a relação entre a academia e a Leitura Popular da Bíblia; o bispo emérito Dom Sebastião Armando Gameleira, que recordou os primórdios do CEBI e seu início em Pernambuco bem como as transformações que a leitura libertadora da Bíblia provoca na vida das pessoas; José Pereira, membro do CEBI Pernambuco, que testemunhou como as escolas Bíblicas se espalharam pelas cidades do Agreste, a exemplo de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, São Caetano, Toritama, Brejos da Madre de Deus e Belo Jardim, e por fim, Socorro Barbosa, representando o Estado da Paraíba, o qual tem caminhado lado a lado com Pernambuco neste esforço de formação de assessoria e renovação dos quadros e objetivos do CEBI.
Mais do que participar do CEBI por uma questão metodológica, hermenêutica, etc, participar do CEBI é uma questão de amor. (…) É uma questão de saúde. (…) Faz a gente respirar um clima de amizade, de fraternidade e um clima espiritual muito profudo.
Sebastião A. Gameleira.
Por fim, a celebração dos 40 anos foi seguida do seminário Espiritualidade Bíblica Libertadora, assessorado por Ildo Bohn Gass, entre 15 a 17 de novembro, que iniciou o estudo pelo livro do Êxodo com o tema de O rosto de Deus nas escrituras: Deus da Vida, do Amor e da Liberdade. O encontro reuniu pessoas do sertão ao litoral de Pernambuco, além da Paraíba e Ceará e contou com a participação de 21 pessoas, dentre estas, duas indígenas e dois jovens.
Com Moisés, há uma nova experiência com Deus.
A religião passa (ou volta) a ser a força libertadora de hebreias e de hebreus.
O seminário foi marcado por um estudo profundo da experiência libertadora da caminhada do povo de Deus e um mergulho na espiritualidade bíblica e pé no chão, típica da experiência e vivência do povo do CEBI junto às pessoas excluídas: socialmente, economicamente, sexualmente e politicamente.