CEBI em destaque

CEBI-PE: Do Respeito à Cooperação

atividade-ecumenica-do-cebi-pernambuco
Pessoas de boa vontade se reuniram na Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP, no dia 11 de abril, para vivenciarem o Colóquio “Vozes Evangélicas: Laicidade e Respeito à Diversidade Religiosa”.

O Centro de Estudos Anglicanos e o Coletivo Vozes Marias, promotores do evento, trouxeram para a mesa:

A mediadora do encontro foi a Prof.ª Dr.ª Valdenice Raimundo, da Igreja Batista e Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP.

Diversidade e ecumenismo

A assembleia estava composta pela membresia das mais diversas denominações cristãs, dos muitos ramos das religiões de matriz afro-brasileira, do Budismo, do Espiritismo, da Wika, estudantes da Teologia e Ciência da Religião e pessoas sem denominação religiosa ou profissão de fé, pertencentes aos Movimentos Sociais e ONGs.

Toda esta gente declarando o respeito, pessoal e das instituições ali representadas, à diversidade religiosa e a pluralidade das muitas formas de viver.

As/os palestrantes apontaram para a existência de uma vertente fundamentalista do cristianismo que alimenta o racismo, a LGBTfobia, a violência e precisa ser distinguida da prática libertária que se dá no seguimento a Jesus de Nazaré. Em suas falas, manifestaram o posicionamento de uma parcela do mundo protestante que luta contra a intolerância religiosa e toda forma de discriminação, se opondo, veementemente, a uma religião autoritária, opressora e violenta.

A assembleia fez eco, alertando que existe um projeto de poder político/econômico sendo implantado “em nome de um deus”. Esta implantação passa, inevitavelmente, pela violação de direitos das pessoas empobrecidas, negras, indígenas, mulheres, jovens e crianças, para citar algumas categorias.

Nós, que fazemos o CEBI Pernambuco, lá estávamos para manifestar a nossa cooperação com as instituições parceiras, nos unindo a essa gente que acredita na laicidade construída a partir do respeito à dignidade humana, aos direitos humanos e à justiça para todas as formas de vida e existência.

Texto e partilha de Sílvia Souza, Recife (PE), 12 de abril de 2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×