CEBI em destaque

CEBI-PE: Seminário Fraternidade e Superação da Violência de Gênero

CEBI Pernambuco realizou o seminário com recorte do tema da Campanha da Fraternidade.

O CEBI Pernambuco realizou nos dias 01 a 03 de junho de 2018, o seminário com o tema: Fraternidade e Superação da Violência de Gênero, que é um recorte da Campanha da Fraternidade 2018, promovida pela ICAR em todo Brasil, mas que pela dimensão do tema, tem a adesão das diversas confissões religiosas.

O evento

A abertura do evento ocorreu na Universidade Católica de Pernambuco com conferência da professora da UMESP Dra. Valéria Cristina Vilhena. A pesquisadora nos presenteou com a exposição de sua dissertação de mestrado, que trata da violência doméstica cometida contra mulheres evangélicas, analisando as principais dificuldades destas mulheres em continuar o acompanhamento psicológico, jurídico e social, oferecido pela Casa Sofia, em São Paulo.

A dissertação tem como título Uma igreja sem voz: análise de gênero da violência doméstica entre mulheres evangélicas.

Sábado

No sábado, dia 02, realizamos o painel: Superando as violências de gênero, no qual as três convidadas apresentaram suas experiências no campo da sociologia, do direito e da teologia, respectivamente.

A Promotora de Justiça Henriqueta de Beli, do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, abordou diversos casos de violência cometidas contra mulheres e a relação entre a religião e a perpetuação destas violências, que muitas vezes encontra ecos no próprio judiciário ao fundamentar suas decisões com versículos bíblicos que contrariam as pretensões das mulheres.

A socióloga Silvia Camurça, do SOS Corpo, fez uma análise de conjuntura na perspectiva de gênero, mostrando como o machismo, e, em especial, o patriarcalismo, fazem parte das estruturas de poder das classes sociais detentoras de propriedades, sendo tais práticas reproduzidas entre todas as classes, com particularidade para as mulheres negras e transgêneros.

Por fim, a professora. Dra. Valéria Vilhena, representando a EIG – Evangélicas pela Igualdade de Gênero, trouxe para o debate a perspectiva teológica a partir de seu lugar de fala como mulher, feminista, cristã, de origem pentecostal, que se encontra cobrada pelas feministas não cristãs e pelos cristãos não feministas, ressaltando que é possível sim, ser feminista e ser cristã, afirmando e reafirmando suas posições como mulher evangélica pentecostal (mas poderia ainda ser: negra, lésbica…) que reconhece o racismo estrutural, a homofobia, a violência contra as mulheres e o feminismo como movimento plural.

Questionando, ainda, as igrejas quantos suas chaves de leitura, suas interpretações/hermenêuticas, se são pela vida ou pela morte?

Se são pelos oprimidos ou pelo opressores. Se é cristofacista ou de Jesus de Nazaré? Se produzem teologia a partir do povo ou do império? Se são pelo direito das minorias por justiça social, ou pelo neoliberalismo do explorador.

Cristofascismo

Cristofacismo é um termo cunhado pela teóloga luterana Dorothee Sölle, em 1970, que utilizou o termo para descrever segmentos da igreja cristã que ela caracterizou como totalitários e imperialistas. Sua preocupação estava em torno da forma ditatorial com que o Cristo era imposto na vida social, na política, na cultura, excluindo aqueles que não marcham sob sua bandeira, aquela do Cristo final, normativo e vitorioso.

Leitura Feminista da Bíblia

No domingo, dia 03, realizou-se na Igreja Batista de Bultrins a oficina: desconstruindo os fundamentalismos e intolerâncias de gênero na qual Valéria Vilhena apresentou a Leitura Feminista da Bíblia como uma proposta, dentre outras, de superação das violências de gênero.

Ressaltou como a chamada “ideologia de gênero” tenta destruir, violentamente, as conquistas das mulheres e das pessoas transgêneros que lutam incansavelmente por igualdade e direitos civis. Neste aspecto, a Leitura Feminista da Bíblia mostra-se como uma leitura libertadora das estruturas patriarcais e machistas que ainda insistem em negar direitos das mulheres e da comunidade LGBTI.

O evento, organizado pelo CEBI-PE, teve a presença de cerca de cem pessoas, que participaram ao menos de um dos três momentos ofertados, contando ainda, com o apoio do Coletivo Vozes Marias, do Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco, e da Igreja Batista de Bultrins.

Partilha de José Josélio.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×