Partilhas

O Amor é o único caminho para a Vida – SOUC 2024

Neste ano de 2024, o tema escolhido para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs é a palavra bíblica que Jesus retoma no Evangelho: “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27). Para nos ajudar a viver essa semana, contamos com subsídios de textos e esquemas para celebrações, elaborados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, na África.

No Brasil, como nos anos anteriores, a Semana de Oração (SOUC) é preparada e coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e se realiza sempre nos dias anteriores à festa de Pentecostes. Em 1898, o papa Leão XIII propôs a todas as comunidades católicas prepararem a festa de Pentecostes através de uma Semana de Orações pedindo a manifestação da vinda do Espírito Santo. E o papa indicou que essa semana especial de orações deveria ter como tema central a oração pela unidade das Igrejas. A unidade é dom gratuito de Deus. Assim, tanto na Igreja Católica, como em outras cinco Igrejas (luterana, anglicana e outras), o costume antigo de preparar a festa de Pentecostes pelo que os católicos chamam de “novena do Espírito Santo” tomou a forma de uma semana de orações para pedir especialmente a Deus a graça da unidade visível das Igrejas.

De fato, o melhor modo de nos prepararmos para celebrar um novo Pentecostes, ou seja, uma nova manifestação do Espírito Santo nas Igrejas e no mundo é nos dispormos a nos reconciliar e a testemunhar que, como discípulo e discípulas de Jesus precisamos nos unir. E a primeira coisa que podemos fazer pela Unidade é orarmos pela Unidade.

No começo desse movimento, alguém afirmou: “a Unidade que Deus quer e do modo que ele quiser”.

Infelizmente, sempre que pastores e fieis veem a sua Igreja de modo autorreferencial e como instituição fechada em si mesma, não há abertura para o diálogo e o caminho junto com outras Igrejas. Apesar do Concílio Vaticano II e do esforço dos papas mais recentes de colaborar para a unidade das Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos continua desconhecida e pouco valorizada.

De fato, ainda hoje, muitos cristãos e mesmo ministros de Deus não se deram ainda conta da importância do movimento pela unidade cristã (Ecumenismo). Já em 1964, todos os bispos católicos do mundo, reunidos no Concílio Vaticano II afirmaram: “A divisão do Cristianismo em Igrejas separadas uma da outra é contrária à vontade de Jesus Cristo. É consequência e expressão do pecado humano e é um escândalo para o mundo. Por isso, o trabalho para recompor a unidade das Igrejas é essencial à fé e à missão de toda Igreja cristã” (Decreto Unitatis Redintegratio, n. 1).

A missão da Igreja cristã é testemunhar o projeto divino de paz e justiça para o mundo. Se as próprias Igrejas permanecem divididas, essa missão não pode ser cumprida e o mundo continua marcado por guerras e violência. Neste ano, a Campanha da Fraternidade com o tema: Fraternidade e Amizade Social parece confluir naturalmente para esta Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos.

Na liturgia diária desses dias, o evangelho proposto é a oração que Jesus fez ao Pai na noite da 5ª feira santa: “Pai, que todos aqueles que, um dia, hão de crer em mim, sejam Um, para que o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo 17, 19- 20).

Sem dúvida, não podemos pensar que o Pai não tenha escutado a oração de Jesus, seu Filho amado. O importante é que façamos nossa essa oração de Jesus e que o nosso modo de viver e expressar a fé testemunhem que estamos nessa mesma  paixão pela unidade do Corpo de Cristo que é a Igreja cristã, como fermento de paz e unidade para toda a humanidade que vive o projeto divino do Amor.

Marcelo Barros


A seguir, compartilhamos a Oração oficial da SOUC 2024

Tu, Cristo, vens depositar em nós tua luz de paz. E entendemos que viver em comunhão contigo é descobrir um caminho iluminado pelo teu Espírito Santo.

Nesse caminho, nos chamas a caminhar juntos, com um coração simples, que busca entender mais do que ser entendido.

Tu nos tornas atentos aos dons que podemos receber uns dos outros, na tua Igreja. Tu reanimas em nós o amor da tua Palavra e nos enches da confiança no teu amor oferecido a cada ser humano sem condições.

Queres que seu amor indiviso tenha rostos, nossos rostos, iluminando outros rostos, para que do fogo do teu amor nasça uma nova humanidade de irmãs e irmãos.

Desperte em nós a paixão pela unidade visível de todos os cristãos.

Tu nos chamas a nos tornar juntos testemunhas de reconciliação, de escuta e de justiça. 

Abençoa-nos, Cristo, mantenha-nos no espírito das bem-aventuranças: alegria, simplicidade, misericórdia.

Amém.

Fonte: Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC (conic.org.br)

 

Nenhum produto no carrinho.