Liturgias

Evangelização: fonte de vida para o evangelizando e para o evangelizador

Evangelização: fonte de vida para o evangelizando e para o evangelizador
1.    Abertura
Acolher as pessoas, invocar o Espírito Santo com uma prece ou um canto. Um momento de silêncio.
2.    Objetivo
Descobrir como a prática evangelizadora pode ajudar-nos a tomar consciência da nossa missão como cristãos. No texto transparece como os primeiros cristãos concebiam a consciência missionária em Jesus. É dentro da ação evangelizadora que Jesus descobre a sua missão e a maneira de realizá-la.
 
3.    Chave
Durante a leitura vamos prestar atenção como Jesus vive e aprofunda a sua missão enquanto anuncia a Boa Nova à samaritana.

4.    Leitura
João 4,1-42. Depois da leitura, um momento de silêncio.

5.    Perguntas
1.    Qual o ponto de partida da ação evangelizadora de Jesus com relação à samaritana? Qual o ponto de partida da ação evangelizadora da samaritana com relação ao povo da Sarnaria?

2.    Qual o conteúdo da Boa Nova que Jesus anuncia à samaritana? Qual o conteúdo da Boa Nova que a samaritana leva ao povo da Sarnaria?
3.    Qual o resultado da ação evangelizadora na samaritana, no povo da Samaria e em Jesus?
4. Em que pontos a ação evangelizadora de Jesus e da samaritana nos questiona e em que pontos ela nos confirma?

6.    Preces
Transformar o texto em preces espontâneas.

7.    Salmo
Salmo 123(122): “Para ti levanto meus olhos! Para ti, que habitas no céu!” Ou Salmo 40(39): anunciar aos outros o que se aprendeu de Deus e da vida.

Subsídios

1.    Ponto de paitda. Para anunciar a Boa Nova, Jesus parte das ocasiões que a vida lhe oferece: poço, viagem, trabalho. Ele parte das coisas bem materiais da vida: da sede e do cansaço. E a partir dessas coisas concretas que ele tenta uma conversa com a mulher da Samaria (5-8).

2.    Conteúdo. Jesus faz a samaritana refletir sobre a sua própria vida e a ajuda
a descobrir dentro dela uma dimensão mais profunda. Leva-a a descobrir o
evangelho dentro da vida (14). O conteúdo da Boa Nova que Jesus anuncia
à samaritana consiste em revelar que ele, Jesus, é o Messias, a fonte da vida, e que esta fonte pode brotar de dentro dela. Com esta fonte dentro de si, ela ultrapassará os limites da sua religião e poderá adorar a Deus em qualquer lugar, contanto que seja em espírito e verdade (23).

3.    Processo. Durante a conversa, isto é, durante o processo da evangelização, o próprio Jesus passou por uma mudança. A conversa com a mulher fez ele se esquecer da fome e o despertou para cumprir a vontade do Pai, que estava se revelando para ele naquele momento (31-34).

4.    Condição. O que chama a atenção é o respeito e a confiança que Jesus tem na pessoa a ser evangelizada. Jesus não tem medo de lhe revelar o segredo maior de que ele é o Messias (26). No evangelho de João, a samaritana é a primeira pessoa a receber esta revelação diretamente de Jesus (Jo 1,29-51).

5.    Resultado. No fim da conversa, a samaritana larga o balde perto do poço e volta sem água para a cidade, pois já não precisa da água do poço de Jacó. Ela acabara de beber a água da vida nova que Jesus lhé ofereceu. Agora a fonte está dentro dela. Ela tem água para comunicar aos outros. Tem dentro de si a experiência do perdão e já não depende dos outros para o conheci¬mento de Deus (cf. Jr 31,34).

6.    Repasse. Jesus tinha dito aos primeiros discípulos: “Venham e vejam!” (Jo
1,39) A samaritana diz ao povo da Samaria: “Venham ver!” Há semelhança entre a maneira como Jesus e a samaritana anunciam a Boa Nova. A proclamação dos dois não consiste em anunciar uma nova doutrina, mas sim em fazer experimentar uma presença. “Venham e vejam!” – “Venham ver!” Evangelizada por Jesus, a samaritana evangeliza seus irmãos e suas irmãs. No início, os samaritanos dependem do testemunho da mulher (39), mas depois eles crêem, porque eles mesmos viram, experimentaram (42).

7.    Modelo. Os discípulos foram à cidade e voltaram, mas não converteram ninguém (8 e 27). A samaritana voltou para a cidade e acabou convertendo muita gente (39). Ela é modelo e dá lição aos discípulos.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×