Reflexão do Evangelho

Trabalhemos pelo pão que tem sabor de partilha e justiça!

Leia a reflexão sobre João 6. 24-35, texto de Itacir Brassiani .

Boa leitura!

 

As comunidades católicas teimam em desdizer algumas crenças populares que veem o mês de agosto como portador de azar, e o consagram às vocações eclesiais, dedicando uma semana às vocações ao ministério ordenado, uma semana aos pais e às famílias, uma semana à vida religiosa consagrada e uma semana às vocações à vida leiga, especialmente aos catequistas. Então, celebremos hoje a vocação e a missão do ministro ordenado à luz da Palavra que a Igreja sugere para o primeiro domingo de agosto.

Com a ajuda de Felipe, dos demais discípulos e de um adolescente anônimo, Jesus havia saciado a fome da multidão contando apenas com alguns pães e peixes. Depois de pedir que as sobras não fossem desperdiçadas, Jesus, se retirara sorrateiramente, pois o povo, entusiasmado, queria entroná-lo como rei. Ainda chocados com o que Jesus havia feito, os próprios discípulos se surpreendem quando percebem que Jesus não está mais com eles. Desconcertados com o sinal realizado pelo mestre e com sua recusa do poder, tiveram que empreender sozinhos a travessia do lago, enfrentando o vento, a noite e a agitação das águas.

Confusos, os discípulos abandonam à própria sorte o povo carente e sofrido. Mas, dando-se conta de que Jesus e os discípulos haviam partido, este mesmo povo consegue vaga em outros barcos e vai procurar Jesus do outro lado do lago. Jesus é para eles a uma última tábua de salvação, aquele que pode assegurar a eles o humano direito à alimentação. Entretanto, a atitude de Jesus diante da multidão parece rude e desconcertante. “Vocês estão me procurando, não porque viram os sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos…” Sua discordância com as motivações que moviam o povo é mais do que clara.

Será que a compaixão de Jesus diante de um povo cansado e abatido se havia esgotada? Será que vem desta compreensão errônea que vem a frieza com que recebemos o povo pobre que, alentado por sua fé tradicional, vem às nossas capelas, paróquias e santuários pedindo sacramentos e bênçãos? O que Jesus faz é chamar a atenção para algo mais fundamental que a simples ação de matar a fome de um dia: pede o empenho de todos/as numa prática alternativa, a única capaz de garantir para todos/as um pão que não se corrompe. Jesus aponta para o projeto do Reino de Deus, centrado na partilha, e não na esmola.

Está claro que Jesus não se limita a reprovar o povo que conta resignadamente com sua ajuda material e não consegue entender que ela apenas sinaliza algo mais importante e fundamental. Ele exorta: “Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna… É este o alimento que Filho do Homem dará a vocês, porque é ele que Deus marcou com seu selo”. Jesus não veio distribuir o duro e amargo pão das sopas populares, mas aquele fermentado, cozido e multiplicado pela Justiça, obra coletiva do povo organizado e seus apoiadores. E confia esta obra de Deus aos seus discípulos e discípulas…

Fazer a obra de Deus, ou agir como Deus age, significa acreditar naquele que enviou Jesus, dar crédito àquele que achou bem não enviar alguém sabido e poderoso, mas uma pessoa vulnerável, incapaz de oferecer pacotes de soluções, mas que coloca sinais e metas de mudança, e dá o melhor de si pelos outros. O pão que não se estraga e dura para sempre é o dom de si mesmo, o dom da própria vida. E é essa é a obra que glorifica a Deus. Não podemos esquecer que doutrina religiosa dá segurança mas também escraviza, e que o alimento distribuído sem custos também embota a inteligência, acomoda e humilha.

Quem pergunta a Jesus “qual é a tua obra?” tem dificuldades reais de reconhecer na ação solidária e compassiva de um/a simples filho/a de homem a potente e transformadora ação de Deus. Jesus não está preocupado apenas distribuir pão para matar a fome. O sinal que ele oferece é a cooperação e a articulação dos dons e possibilidades que estão escondidas no próprio povo, inclusive nas pessoas aparentemente mais fracas e mais humildes. É aqui que reside o fermento que resulta num pão que não se estraga. E é a serviço que disso que os ministros são primordialmente ordenados.

Jesus, mestre nos caminhos da vida, ajuda-nos a compreender os sinais que realizas, a começar pela Eucaristia. Não deixes que a transformemos em ritualismo mágico e intimista. Ajuda os ministros ordenados, generosos e limitados como todos nós, a continuarem tua obra, tornando visíveis teus sinais de compaixão e de solidariedade. Que eles sejam homens novos. E ajuda-nos a vencer a tentação de canonizar os poderes e poderosos e menosprezar a mística do fermento e da semente, própria dos pobres. Assim seja! Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×