Reflexão do Evangelho

Percorrer, aplainar, endireitar o caminho: uma reflexão a partir de Lc 3,1-6

Leia a reflexão sobre Lucas 3,1-6, texto de Maria Nivaneide de Abreu Lima

Boa leitura!

Chegamos ao 2º Domingo do Advento. E, na liturgia de hoje, destaca-se uma importante personagem. Uma personagem com a qual todos e todas que leram os primeiros capítulos do Evangelho segundo Lucas já estão familiarizados: João, que doravante receberá a alcunha de Batista (Lc 7,20.33; 9,7.19). A respeito de João, o evangelista já nos dera a conhecer sobre seus pais, Zacarias e Isabel, e sobre as circunstâncias de seu nascimento.

Zacarias e Isabel, conforme Lc 1,6, “eram justos diante de Deus, e, de modo irrepreensível, seguiam todos os estatutos e mandamentos do Senhor”. Eram, portanto, dois judeus piedosos e praticantes da Lei. Sobre eles, é-nos dito ainda que eram de idade avançada e que Isabel era estéril (Lc 1,7), de modo que o nascimento de João se dá por intervenção divina, tais como os nascimentos de Isaac e Samuel, importantes figuras da história de seu povo.

O autor de Lucas, ao que parece, é afeito a datas, gosta de situar os acontecimentos na história: o anúncio do nascimento de João, por exemplo, começa com uma anotação temporal: “no tempo de Herodes, rei da Judeia” (Lc 1,5). O texto de Lc 3,1-6 inaugura uma nova seção e um novo tempo na narrativa evangélica. Mais uma vez, antes da solene apresentação de uma personagem, estamos diante de uma anotação temporal, desta vez mais detalhada, com menção a seis outras personalidades, quatro autoridades civis, Tibério César, Pôncio Pilatos, Herodes e Filipe, representantes do Império Romano; e duas autoridades religiosas, Anás e Caifás, representantes do judaísmo palestinense.

“No décimo quinto ano do império de Tibério César (…),
a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto” (Lc 3,1-2).

João é apresentado com a solene fórmula empregada na apresentação dos profetas do Antigo Testamento, como Jeremias, Isaías, Ezequiel, Oséias, Miquéias… O cenário onde lhe é conferida a missão profética não é estranho à tradição de seu povo. A palavra de Deus lhe é dirigida no deserto, lugar que evoca a memória do êxodo, do longo caminho que o povo fizera até a terra da promessa, da experiência com o Deus que pouco a pouco se dava a conhecer à medida que o povo caminhava.

Também João é um caminhante. É-nos apresentado como um pregador que percorre toda a região do Jordão, “pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados” (Lc 3,3). O batismo pregado por João está associado ao arrependimennto, à mudança de mentalidade e de proceder, à conversão. A ablução ritual (mergulho, batismo) é um poderoso sinal dessa conversão, dessa mudança de rota no caminho.

A partir do v. 4, o evangelista cita explicitamente uma passagem do livro das palavras do profeta Isaías, o que nos leva a crer que a atuação de João é um verdadeiro cumprimento do oráculo do profeta. Em outras palavras, a citação explícita do texto de Isaías confere aos acontecimentos narrados pelo evangelista um caráter de história da salvação. Salvação esta que comporta, em si, uma abertura universal: “E todas as pessoas verão a salvação de Deus” (Lc 3,6).

Neste 2º Domingo do Advento, somos interpelados e interpeladas, sobretudo, a meditar e a acolher cada imagem presente no texto de Isaías retomado por Lucas: a imagem da voz que clama no deserto, da vereda endireitada, do vale aterrado, da montanha e da colina rebaixada, das passagens tortuosas tornadas retas e dos caminhos acidentados, aplainados… Todas essas imagens, assim como João, o pregador caminhante que percorria todo o Vale do Jordão, e o conteúdo da mensagem que anunciava – um batismo de conversão –,  evocam movimento, mudança.

Em tempos como os que vivemos, traumaticamente atravessados por movimentos de efeitos deletérios, é mister acolhermos dentro de nós o movimento que pulsa no Evangelho de hoje: um movimento de conversão, que se faz a partir de uma experiência profunda do humano mergulhado no profundo de Deus.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×