Notícias

Partilha: a condição para receber a visita de Deus

Leia a reflexão do evangelho para o próximo domingo sobre Lucas 3,10-18. O comentário pertence a Carlos Mesters e Mercedes Lopes.

Boa leitura!

Partilha

Neste domingo, o nosso texto dá sequência ao relato da missão de João Batista. João ministra um batismo de conversão, isto é, de mudança de vida e de mentalidade. Diante disso, três grupos perguntam: “o que devemos fazer?”

Lucas 3,10-14: O que devemos fazer?

Três categorias de pessoas vêm perguntar: “O que devemos fazer?”: o povo, os publicanos e os soldados.
A resposta para o povo é simples: Quem tiver duas túnicas deve repartir com quem não tem. “Quem tiver comida deve dar a quem não tem.” Resposta clara: a partilha dos bens é a condição para a pessoa poder receber a visita de Deus e passar do Antigo para o Novo.

A resposta para os publicanos e os soldados diz a mesma coisa, mas aplicada à categoria deles. Os publicanos já não podem cobrar mais do que o permitido. A exploração do povo pelos publicanos era uma das chagas da sociedade daquela época. Os soldados já não podem fazer extorsão nem fazer denúncias falsas e devem contentar-se com o salário. Se João voltasse hoje, muito provavelmente não exigiria dos pobres “contentar-se com o salário”, mas diria: “lutem por um salário justo!”

Lucas 3,15-18: Ternura em vez de julgamento

João reconhece Jesus como o mais forte. A diferença entre ele e Jesus está no dom do Espírito que será dado através de Jesus. Nestes versículos, Lucas mostra como a ideia que João faz do Messias não é completa. Para João, o Messias seria como um juiz severo, pronto para iniciar o julgamento, a colheita (Lc 3,17). Talvez seja por isso que, mais tarde, João teve problema em reconhecer Jesus como Messias (Lc 7,18-28), pois Jesus não se comportava como um juiz severo que condenava. Ao contrário, chegou a dizer: “Eu não condeno ninguém!” (Jo 8,15; 12,47). Em vez de julgamento e condenação, mostrava ternura, acolhia os pecadores e comia com eles.

Alargando a reflexão:

Desde o século VI antes de Cristo, a profecia tinha cessado: “Não existem mais profetas”, assim se dizia (Sl 74,9). O povo vivia à espera do profeta prometido por Moisés. Esta longa espera termina com a chegada de João (Lc 16,16). João era visto pelo povo, não como um revoltoso do tipo Barrabás, nem como um escriba ou fariseu, mas como o profeta que todos esperavam. Muitos achavam que ele fosse o Messias. Ainda na época de Lucas, havia pessoas, sobretudo entre os judeus, que aceitavam João como Messias.

João chega e anuncia: “Mudem de vida, porque o Reino de Deus chegou!” Ele é preso por causa da sua coragem de denunciar os erros tanto do povo como dos homens do governo. Jesus, ouvindo que João foi preso, volta para a Galileia e faz o mesmo anúncio que João fazia: “Esgotou-se o prazo! O Reino de Deus chegou! Mudem de vida! Acreditem nesta Boa Nova!” Jesus continua a pregação de João e a ultrapassa. Em João, termina o AT. Em Jesus, começa o NT. Jesus chegou a dizer: “Dentre os nascidos de mulher, não há maior do que João, mas o menor do Reino é maior do que ele” (Lc 7,28).

Texto partilhado pelo autor e pela autora.

Foto de capa: Gift Habeshaw/Unsplash

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×