Reflexão do Evangelho

O Reino de Deus é uma festa de casamento!

Leia a reflexão sobre Jo 2,1-11 , texto de Valmir Assis.

Que sinais e personagens uma festa de casamento pode nos apresentar? Aliança, festa, proximidade, amor recíproco… convidados, garçons, noivos… é assim que o tempo comum, ou melhor, o tempo do discipulado e da missão recomeça nas comunidades, com a narrativa de uma festa de casamento.

O texto nos avisa que este é o princípio dos sinais de Jesus e que por eles seus discípulos creram. Há uma esperança de que nós, cotidianamente, engrossemos o coro desses crentes.

O Reino de Deus é a grande festa! A aliança que em Jesus é reestabelecida. Mas sem reciprocidade, não há festa, não há amor. O cenário da festa é Israel, lugar onde o amor a deus tem virado artigo de luxo.  O Povo sofre com a corrupção dos governantes, a distância de seus sacerdotes e a miséria que assola a vida das pessoas.  Não há vinho que não seque, não há alegria que não se esvaia.

Mas voltemos pra cena: uma festa de casamento, Maria já está na festa, aqui ela não é a personagem Maria, mas a representação do povo de Israel, Jesus chega à festa com seus amigos. Logo mais, a mãe anuncia uma lástima: Não tem mais vinho! A festa fica em suspenso. Qualquer festa é interrompida se a alegria não está mais no recinto. Todos e todas nos temos convivido com a suspensão das festas mais animadas que vivenciamos, uma vez que não estamos em tempo de relaxar com a dor de muita gente e com os cuidados que ainda devemos tomar.  O que segue no evangelho nós conhecemos. Jesus é apressado a realizar aquele sinal, os funcionários da festa escutam e executam suas ordens e de novo a festa possui vinho.

Por mais que queiramos buscar outros sentidos para este episódio da vida de Jesus, precisamos recordar essa boa nova: Jesus resgata a aliança com seu povo através da solidariedade. Não adianta ouvir o apelo apenas, é preciso agir. A festa corre risco de terminar numa humilhação completa. A solidariedade gera festa! Gera Alegria! Gera reciprocidade e aliança!

O mestre sala nem dá conta que o vinho faltou. Mas não era obrigação dele? Quantos por aí se arvoram a ser mestre sala nas comunidades sem perceber a realidade em volta? Cuidam do cerimonial mas não conseguem perceber que seu povo já não tem vinho a muito tempo… Quatas comunidades de fé pararam pra perceber que a festa de casamento só poderia recomeçar após o serviço e ação solidária? È verdade que vimos muitos grupos agindo, mas infelizmente, também assistimos a inércia de muitas Igrejas e comunidades no momento em que mais deveria agir: Eles não tem mais vinho!

Diante disso Jesus age junto aos garçons da festa, os que estavam servindo. A aliança é feita através da cena narrada: O povo constata que não tem mais vinho, Jesus se solidariza e a festa retoma com aqueles que servem. A Aliança é diaconal, ou seja, no serviço baseado nas palavras de Jesus. Os serviçais escutaram as ordens de Jesus.

Alguém continua perdido: o mestre sala. A ponto de se voltar para o Noivo e cumprimentá-lo por guardar o vinho melhor para o final. O noivo, ou melhor, aquele que nos convida a uma nova aliança, é o próprio Deus e ele nos oferece o melhor, seu filho Jesus. Ao contrário de tanta carranquice e murmúrio de tanta gente que prega uma fé tristonha, nosso Deus faz festa e aumenta a dose de vinho toda vez que sente que podemos ser seus diáconos e diaconisas para o Reino. Nas bodas, mais vinho, com o filho pródigo, festa larga, com a moeda encontrada, euforia com as vizinhas e amigas, Com Zaqueu, jantar e conversão… festa, festa, festa.

As bodas de Caná é um convite a ouvirmos mais uma vez a voz de Jesus e, junto com Ele, sermos solidários em um mundo ainda arrasado pela pandemia, assumindo o serviço que restaura a aliança de Deus com seu povo, a criação, o planeta. Me recorda a canção “Viramundo” de Gilberto Gil, onde se pode bradar a plenos pulmões: Ainda viro esse mundo em festa, trabalho e pão.  O evangelho em faz pensar que essa frase poderia ser gritada pelo próprio Deus. Está na hora de resgatar a aliança, minha gente! Tá na hora da revolução da Boa Nova! É hora de virar esse mundo em festa, trabalho e pão!

 O Reino de Deus é uma festa de casamento!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×