Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Meditação Diária: Oração Interior

Meditação Diária: Oração Interior
13 de julho de 2018 CEBI Secretaria de Publicações
Confira o comentário do evangelho de hoje, 13 de julho. O texto se encontra no livro Sementes de Meditações Diária – Compaixão e Justiça Social, produzido por Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Diocese Meridional.

Boa leitura!

Oração Interior

Salmo 85.8-13; Amós 3.1-12; Colossenses 4.2-18

Orar é basicamente conversar com Deus. Há muitas formas de oração, nem todas com palavras. Mas a oração que alicerça todas as outras é a oração interior. Temos que tomar cuidado em não confundir “oração interior” com falar conosco mesmo(a).

A oração interior é absorver a mensagem de Deus que nos envolve e encontrá-la dentro de nós. A forma mais conhecida desta oração chama-se “contemplação”, usada também no budismo e outras tradições religiosas.

Nesta oração a gente busca se esvaziar, fazendo a “kenosis” (segundo Filipenses 2.1 em diante). Então, antes de mais nada, pedimos para Deus, através do Espírito Santo, que nos preencha e conduza nossos pensamentos e sentimentos ao encontro da Sua Vontade. Depois, será o que será…

Se tivermos esta vivência, então as outras orações, todos os ritos da Igreja, a oração partilhada na comunidade, tudo fará sentido. Quando a oração é construída desde nosso interior ela nos move, nos leva na missão, faz os pés andarem e as mãos se abrirem… Por isso a Carta aos Colossenses deixa bem clara que a Missão nasce e se sustenta na oração!

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra.
(Colossenses 4.2-3a)

Oremos por inspiração e fé, para encontrar a voz divina que nos envolve ecoando em nosso interior, e com esta força sairmos para cumprir a Missão de Deus no mundo.

Texto de Humberto Maiztegui Gonçalvez, de Porto Alegre/RS.