Reflexão do Evangelho

Escutai-o

Leia a reflexão sobre Marcos 9,2-10, texto de Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa.

Boa leitura!

Aqui estamos reunidos em assembleia para ESCUTAR a Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia. A Escuta dessa Palavra nos revela os Planos de Deus e nos aponta o caminho a seguir para chegar à vida plena.

O Evangelho fala da fé dos Apóstolos.

Na caminhada para Jerusalém, o 1º Anúncio da Paixão e Morte de Jesus abalou profundamente a fé dos apóstolos. Desmoronaram seus planos de glória e de poder.

Para fortalecer essa fé ainda tão frágil… Cristo tomou três deles… subiu um alto Monte e foi “TRANSFIGURADO…”

– Proposta de Pedro: “É bom estar aqui! Vamos fazer três tendas…”

– Proposta de Deus: “Este é o meu Filho amado, ESCUTAI-O!”.

* A transfiguração de Jesus é uma Catequese que revela aos discípulos e a nós Quem é Jesus: o FILHO AMADO DE DEUS: Um novo MOISÉS que dá ao seu povo uma NOVA LEI e através de quem Deus propõe aos homens uma NOVA ALIANÇA.

As figuras de Elias e Moisés ressaltam que a Lei e as Profecias são realizadas plenamente em Jesus. O mundo se transforma quando acolhemos a voz do Pai…

Em nossa caminhada para a Páscoa, somos também convidados a subir com Jesus a montanha e, na companhia dos 3 discípulos, viver a alegria da comunhão com ele. As dificuldades da caminhada não podem nos desanimar. No meio dos conflitos, o Pai nos mostra desde já sinais da ressurreição e do alto daquele monte ele continua a nos gritar: “Este é o meu Filho amado, ESCUTAI-O”.

– Não desanimemos, os Planos de Deus não conduzem ao fracasso, mas à Ressurreição, à vida definitiva, à felicidade sem fim.

Vocês têm fé? O que é ter fé? O que é mesmo a fé? É apenas uma adesão da inteligência a algumas verdades, que decoramos na catequese? É muito mais…

A FÉ É:

  • É a Adesão de nossa vida a Deus
  • É acolher Deus que quer fazer sua história junto conosco…
  • É fazer a vontade de Deus… (tanto no monte, como no Calvário).
  • É um Dom gratuito de Deus (Não foi Abraão que tomou a iniciativa).

A FÉ EXIGE:

  • Uma Resposta da pessoa a uma Palavra, a uma Promessa…
  • Um Serviço pronto e generoso na Obra de Deus…
  • Uma Ruptura: Deixar a terra dos ídolos que nos prendem… e abraçar o desconhecido… (experiência de Abraão).
  • Escutar atentamente tudo o que Jesus diz, seguindo seus passos com confiança total, mesmo nos momentos difíceis e incompreensíveis…
  • Reconhecer esse Cristo desfigurado, presente na pessoa dos irmãos… e estender a mão para servi-los… É fácil reconhecer o Cristo transfigurado noalto do monte… Mais difícil é reconhecê-lo desfigurado no Monte Calvário…
  • Ação: Não podemos ficar no Monte… de braços cruzados…. Descer a montanha foi para os discípulos muito mais difícil do que subi-la. Pedro deseja se estabelecer no alto da montanha e ali vivenciar a vida cristã como se fosse um eterno retiro, longe do barulho das pessoas, das cidades… Um lugar ideal para viver de contemplação, de adoração.

Quando ouvimos a própria voz, deixamos de ouvir a voz de Deus. O seguidor de Cristo deve “descer o monte” para enfrentar o mundo e os problemas das pessoas e testemunhar-lhes o dom da vida. Somos todos convidados a ser Missionários da Transfiguração…

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×