Notícias

Chamado a uma nova humanidade

texto de Marcelo Barros*

“No Natal, o Espírito de Deus se manifestou no homem Jesus, para que o ser humano se tornasse divino”. .. não é apenas Jesus que se parece com Deus (o Pai). É Deus que se apresenta a nós parecido com Jesus, pessoa humana como qualquer um de nós.

Ninguém se dá vida a si mesmo. A mãe dá a luz ao filho ou filha. Todos nós recebemos a vida de nossos pais e mães. Maria Zambrano, filósofa espanhola do século XX, afirmava que se a vida é sempre doada de um ser a outro, é dada para ser desenvolvida. Ninguém nasce de uma vez por todas. O nascimento é apenas começo de um processo que consiste em nascimentos constantes. Assim, nascer não é apenas um evento do passado que lembramos no dia do aniversário. Coloca-se diante de nós, como algo a ser aperfeiçoado e completado. Viver é renascer continuamente, como renasce a aurora de cada novo dia.

A transformação interior das pessoas não pode ser desligada da tarefa de mudar a sociedade. Os grupos de esquerda tendem a privilegiar o coletivo e nem sempre educam as pessoas para o processo de permanente mudança interior. Os espiritualistas têm a sensibilidade oposta. Pensam que, à medida que cada pessoa mudar interiormente, o mundo inteiro começa a mudar. Conta-se a parábola do passarinho que, ao ver a floresta pegar fogo, voa até o rio e traz no bico uma gota d’água para apagar o incêndio. Joga a gota d’água e volta ao rio para buscar outra gota d’água. Outros pássaros lhe dizem que aquele seu trabalho não conseguirá apagar o incêndio. Mas, o herói alado responde: – Ao menos, estou fazendo a minha parte.

Quem analisa melhor a sociedade sabe que é importante, como dizia Gandhi “começar por si mesmo a mudança que se quer para o mundo”. No entanto, isso só funciona se a parte mais sadia da sociedade conseguir se organizar para lutar contra estruturas que vão além das vontades humanas e do coração das pessoas. Esse processo supõe que a dimensão pessoal se articule dialeticamente com a social. É preciso uma mudança que atinja o plano interior das pessoas e concomitantemente a dimensão social.

Esse tem sido sempre o apelo que todas as religiões e caminhos espirituais acolhem como apelo divino. Conforme a maioria das tradições, é o Espírito de Deus em nós que nos chama permanentemente a uma renovação total do mais íntimo do nosso ser e à transformação do mundo. É isso que o Cristianismo se propõe a celebrar no Natal.

Os antigos pastores das Igrejas cristãs afirmavam: “No Natal, o Espírito de Deus se manifestou no homem Jesus, para que o ser humano se tornasse divino”. Isso significa que para os cristãos não é apenas Jesus que se parece com Deus (o Pai). É Deus que se apresenta a nós parecido com Jesus, pessoa humana como qualquer um de nós. Isso nos leva a assumir mais e melhor nossa realidade humana. Deus nos ama como somos.

Como a vida é constante processo de renovação interior, somos chamados a sim a nos transformar e amadurecer permanentemente, mas sem que isso nos leve lutar contra nós mesmos. Só seremos capazes de conviver com os outros e compreendê-los, se aprendermos a conviver melhor conosco mesmos.

No Natal, ao nos dar Jesus como sua palavra de amor, Deus puxou o diálogo conosco. Ele tinha iniciado esse diálogo através das mais diferentes revelações de sua presença e seu amor, nas mais diferentes religiões e caminhos espirituais. Na Bíblia, revelou o seu projeto para o mundo: uma humanidade de irmãos que cuidam do mundo com amor e cuidado. No nascimento de Jesus, se revela como pequeno e pobre. É uma indicação de caminho de como podemos nos tornar mais humanos e mais capazes de dialogar.

Não é fácil dialogar em um mundo no qual a sociedade é organizada contra o respeito aos diferentes e o diálogo com o outro. Em um Brasil no qual muitos escolheram como caminho de organização social e política uma proposta de intolerância e mesmo de violência, mais ainda do que antes, o diálogo claro e positivo será a nossa profecia. Não cansaremos de afirmar nossa opção pela vida da humanidade e do planeta. Não deixaremos de combater as desigualdades sociais e a injustiças. Estaremos sempre do lado dos índios, negros e de todas as minorias sociais e sexuais.

Em Gênova, na Itália, o padre e biblista Paulo Farinella anuncia que nesse Natal, ele e sua comunidade não celebrarão nenhum culto público como protesto contra a lei do governo italiano que discrimina estrangeiros e persegue migrantes. Assim como Jesus, ainda criança, teve de fugir para o Egito afim de não ser morto por Herodes, atualmente os migrantes se tornam clandestinos para não morrerem. Não tem sentido celebrar Natal nesse contexto e quando muitos cristãos parecem insensíveis a essa tragédia.

No Brasil, celebraremos o Natal com esse sabor de festa e de dor. É através da solidariedade humana e da opção pelos excluídos que aprofundamos juntos o caminho de Jesus e reafirmamos o sentido do Natal.

Texto do monge beneditino Marcelo Barros, publicado no blog do autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×