Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Vitória: Governo Federal reconhece Terra Indígena do povo Munduruku

Vitória: Governo Federal reconhece Terra Indígena do povo Munduruku
1 de maio de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
Vitória: Governo Federal reconhece Terra Indígena do povo Munduruku
Matéria de Alice Branco, do Greenme.com.br dá conta que foi reconhecida a Terra Indígena Daje Kapap E’ipi, do povo Munduruku. Em outras palavras, o Estado brasileiro reconheceu uma área de ocupação tradicional, milenar, de um povo, de uma cultura. Isso aconteceu na semana passada, quando o decreto foi publicado no Diário Oficial da República.

De quebra, uma outra boa notícia veio na carona. Com o reconhecimento da TI o projeto de construção da Hidrelétrica São Luís do Tapajós fica bloqueado. Ou seja, o IBAMA cancelou a licença antes expedida. Vai ser muito mais complicado fazer uma hidrelétrica no Rio Tapajós.

Já O Globo trouxe uma entrevista, no último domingo, 24, sob o título “Dois cafés e a conta com Jairo Saw”, com uma das principais lideranças do povo Munduruku. Logo de início o texto destaca o grande motivo de comemoração de Jairo, que foi, obviamente, o relatório da Funai sobre a demarcação da Daje Kapap E’ipi (ou Sawré Muybu como também é chamada). O subtítulo destaca a visão da Liderança indígena de que os Munduruku viraram a “principal resistência aos planos do governo de construir hidrelétricas”.

A foto que ilustra a entrevista, publicada na coluna do jornalista Mauro Ventura, mostra o líder indígena com um belo sorriso estampado tomando seu café. A conversa focou na luta Munduruku contra as barragens e pela sobrevivência desse povo e da floresta amazônica. “O agronegócio, por exemplo, vê a floresta como terra improdutiva, mas ela é fundamental para o equilíbrio ambiental, e nós nos preocupamos com as mudanças climáticas”, explica Jairo.