Notícias

Vitória: Governo Federal reconhece Terra Indígena do povo Munduruku

Vitória: Governo Federal reconhece Terra Indígena do povo Munduruku
Matéria de Alice Branco, do Greenme.com.br dá conta que foi reconhecida a Terra Indígena Daje Kapap E’ipi, do povo Munduruku. Em outras palavras, o Estado brasileiro reconheceu uma área de ocupação tradicional, milenar, de um povo, de uma cultura. Isso aconteceu na semana passada, quando o decreto foi publicado no Diário Oficial da República.

De quebra, uma outra boa notícia veio na carona. Com o reconhecimento da TI o projeto de construção da Hidrelétrica São Luís do Tapajós fica bloqueado. Ou seja, o IBAMA cancelou a licença antes expedida. Vai ser muito mais complicado fazer uma hidrelétrica no Rio Tapajós.

Já O Globo trouxe uma entrevista, no último domingo, 24, sob o título “Dois cafés e a conta com Jairo Saw”, com uma das principais lideranças do povo Munduruku. Logo de início o texto destaca o grande motivo de comemoração de Jairo, que foi, obviamente, o relatório da Funai sobre a demarcação da Daje Kapap E’ipi (ou Sawré Muybu como também é chamada). O subtítulo destaca a visão da Liderança indígena de que os Munduruku viraram a “principal resistência aos planos do governo de construir hidrelétricas”.

A foto que ilustra a entrevista, publicada na coluna do jornalista Mauro Ventura, mostra o líder indígena com um belo sorriso estampado tomando seu café. A conversa focou na luta Munduruku contra as barragens e pela sobrevivência desse povo e da floresta amazônica. “O agronegócio, por exemplo, vê a floresta como terra improdutiva, mas ela é fundamental para o equilíbrio ambiental, e nós nos preocupamos com as mudanças climáticas”, explica Jairo.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×