Notícias

Reflexão da semana: Jesus é revolução

por Marcos Aurélio dos Santos*

Jesus foi um revolucionário do seu tempo. O Servo da Galileia não se dobrou ao sistema opressor, expôs as vísceras de um sistema que oprimia os pobres, por isso os poderosos da religião o incluíram na lista de inimigos junto aos profetas e profetisas, como Malaquias, Rute, João Batista e muitos outros. Foi odiado pelo sinédrio, lugar de gente hipócrita e escrupulosa, que às escondidas, planejaram sua prisão, que resultou em tortura e assassinato.

Jesus foi um revolucionário de amor e coragem. Na sinagoga, falou sobre profecia, justiça, amor e esperança, falou dele mesmo por meio do livro da lei e dos profetas a um povo que apedrejava os profetas e profetisas de Deus. Entra no templo com indignação e expulsa os exploradores da fé do povo que se aproveitavam dos pobres nas festas anuais e nos dias de expiação pelos pecados no templo. Quando falava sobre misericórdia, compaixão e solidariedade, causava ódio, medo e alvoroço nas cadeiras do poder.

Jesus não amava as coisas e sim as pessoas. Por isso deu sua vida por elas. Amou como ninguém amou. Jesus ensinou sobre o perigo do amor ao dinheiro, que resulta em destruição e ruína. Por meio de sua própria vida, ensinou o caminho do contentamento, da simplicidade, da humildade, da partilha, da solidariedade, da vida abundante, valores contrários ao egoísmo, avareza e ostentação.

Jesus viveu o bem comum. Ensinou a prática da partilha, pois essa foi a maneira de superar a desigualdade social que assolava o povo que amargava impostos injustos e exploração de mão de obra barata. Jesus organizou o povo e lhes ensinou o caminho de libertação, não apenas de si mesmo, mas de um sistema injusto e opressor.

Hoje, segue a utopia revolucionária do subversivo da Galileia. Na realidade do contexto em que vivemos, não há outro caminho, caminho de profecia, de luta libertária, na reconstrução de novos caminhos para a concretização de um mundo melhor e mais justo.

Partilhado pelo autor, Marcos Aurélio dos Santos.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×