Notícias

Reflexão da semana: Gentileza gera gentileza…

por Cláudio Márcio R. da Silva*

Suspeito que é sempre bom saber em quem temos crido. Cada um(a) tem vivido dias extremamente difíceis e, a dimensão da fé, isto é, do cultivo da espiritualidade, tem nos colocado de pé. Estou falando da presença misteriosa de Deus no chão da vida. Digo fé na “rapaziada e na mulherada”. Digo fé no que virá! O que virá?

Acredito que “gentileza gera gentileza”, assim sendo, “quem sabe o que planta não teme a colheita” (Gl 6.7). De fato, como sugere o velho Raul: “eu é que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”.

Devemos sim continuar nutrindo nossas utopias com dimensões do esperançar. Reinventar-se mais uma vez é a ordem do dia! Denunciar e anunciar! Sei que diante de nossos olhos, por vezes, só tristeza, injustiças múltiplas, mercenários da fé, direitos sociais conquistados historicamente sendo ameaçados e esfacelados. O que fazer? Como resistir? Bem, apesar deles e delas acredito com o poeta que “amanhã vai ser outro dia”.

Assumir uma fé libertadora em nosso cotidiano atrelada a uma pedagogia do cuidado é imprescindível. Sejamos amigos de Deus sendo amigo de humanos. Sejamos amigos de Deus sendo amigo de toda sua criação!

Assim sendo, sinaliza São Francisco de Assis: “louvado seja Deus na Natureza- Mãe gloriosa e bela da Beleza. E com todas as suas criaturas: pelo irmão senhor Sol, o mais bondoso- e glorioso irmão pelas alturas- o verdadeiro, o belo, que alumia- criando a pura glória – a luz do dia!”

Irmãos e irmãs, devemos lembrar que “não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos” (João 15.13). Você é amigo(a) da criação? Se sim, como tem cuidado deste complexo chão que pisamos chamado de casa comum? “Irmãos, minhas irmãs, vamos cantar nesta manhã – pois renasceu mais uma vez – A criação nas mãos de Deus. Irmãos, minhas irmãs – Vamos cantar aleluia, aleluia, aleluia” (Padre Zezinho)

Minha oração:

Faço minha prece hoje pelos povos originários da floresta. Rogo a Deus pela garantia da biodiversidade. Peço a Deus que acorde meus irmãos e irmãs deste sono profundo e da inércia da fé que não se traduz em vida plena. Ó Deus, desejamos o “Teu óleo” em nossas cabeças e não esse que contamina e destrói nossos mares. Ó Deus, desejamos o “Teu fogo” que aquece nossos corações para o caminho da fraternidade e não o incêndio criminoso em nossas florestas. Ó Deus, desejamos águas para nos purificar de nossas impurezas e não um lamaçal destruidor da vida múltipla. Ó Deus, desejamos o fortalecimento da agricultura familiar e solidária e não o envenenamento do solo.
Ah, Senhor, nosso lamento de dor, grito de agonia e choro de misericórdia. Que Tu, Pai-Mãe continue fortalecendo os braços dos nordestinos, a luta dos indígenas e a esperança dos brasileiros que ainda acreditam na justiça social.

Partilhado pelo autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×