Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Para fazer valer [Ivânia Vieira]

Para fazer valer [Ivânia Vieira]
Para fazer valer [Ivânia Vieira]
30 de julho de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
A Lei da Ficha Limpa (lei complementar nº 135-2010) pela primeira vez será utilizada em um processo ampliado de eleições. A luta para ver a lei como matéria viva foi longa até chegar à sanção há quatro anos. Mobilizar 1 milhão e 300 mil pessoas em torno de uma ideia transformada em anteprojeto, manter o olhar vigilante para a matéria percorrer os espaços labirínticos exigidos dentro de um Congresso Nacional em grande conflito diante da possibilidade de o gesto virar lei exigiu muito fôlego e determinação simbolizados na articulação nacional erguida por meio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Visto por uma parcela dos legisladores e dos juristas como um monstrengo, o projeto sofreu todos os tipos de ataques e permaneceu na geladeira do Poder Legislativo por meses. Foram várias as armadilhas utilizadas para desqualificar a proposta e enfraquecer o instrumento nascido de uma das mais espetaculares mobilizações dos movimentos sociais brasileiros. A Lei da Ficha Limpa faz a primeira performance nestas eleições e esse é um grande motivo de animação diante da perplexidade acomodada com a política. Tem-se a chance de um bom embate nas formas de interpretação do que é legal, moral e legítimo na arte de fazer política e campanha eleitoral no Brasil.

Os comitês pelo voto ético ora em fase de montagem, as turmas das redes sociais comprometidas com pautas vinculadas a uma plataforma de boas mudanças e os grupos de cristãos leigos convocados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a serem "sal da terra” e "luz do mundo” formam uma frente alimentadora de esperança. Não a esperança contemplativa e sim aquela nascida no cotidiano quando se sente a realidade do lugar onde se vive e se é convocado a pensar e a agir sobre deveres e responsabilidades.

Há concretamente a possibilidade de realização de importantes embates na luta contra a corrupção. Não se acabará com essa cultura de uma tacada só, ela está profundamente enraizada e tem galhos longos envolvendo legiões de contemplados. Talvez por isso uma parcela generosa da sociedade coloque o dedo em riste contra a corrupção e, ao mesmo tempo, seja complacente com os corruptores desde que em alguma medida receba uma espécie de prêmio por ser parte do pacto. A Lei da Ficha Limpa carrega o espírito dos que querem romper com o acordo pró-corrupção. O enfrentamento é duro e é desigual como o é toda batalha travada pela democracia e pelo aprimoramento da cidadania.

[Ivânia Vieira é jornalista, articulista do jornal A CRÍTICA em Manaus, professora no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)]

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya