Notícias

Para barrar maioridade penal, governo quer endurecer pena de quem coopta crianças

Para barrar maioridade penal

Secretaria de Direitos Humanos negocia possibilidade com Senado. ‘A discussão deveria ser a violência que o adolescente sofre atualmente’, afirma ministra Ideli Salvatti

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República está negociando com o Senado a possibilidade de a Casa legislativa acelerar a votação de um projeto de lei que endurece as penas dos adultos que cooptam crianças e adolescentes em crimes, aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados. Trata-se de uma estratégia para tentar tirar força do projeto que propõe a redução da maioridade penal, que está sendo discutida hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

“A articulação foi no sentido de acelerar no Senado a provação de um projeto que  consideramos muito importante, que foi aprovado por unanimidade na Câmara: em vez de penalizar o adolescente, ele agrava a pena do adulto que utilizou o adolescente na execução de um crime”, afirmou a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti. “Quem tem que ser responsabilizado, quem tem que pagar a pena efetivamente, é o adulto, porque normalmente quando se tem um adolescente envolvido na violação de alguma lei, na quase totalidade há um adulto envolvido.”

O Projeto de Lei (PL 8.077/14) prevê o endurecimento das penas para aqueles que utilizam criança ou adolescente para praticar crime e estava apensado ao PL 789/07, de autoria do ex-senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que tipifica como crime o ato de utilizar, induzir, instigar ou auxiliar criança ou adolescente a praticar ou participar de crimes. A proposta segue agora para análise do Senado.

“Nas condições de segurança pública e do sistema prisional, nós vamos jogar nossos adolescentes para se aprimorarem no crime em vez de serem ressocializados? Nenhum dos países que reduziram a maioridade penal diminuíram a criminalidade. Além disso, os adolescentes são clara minoria entre os praticantes de homicídios, eles têm sete vezes mais probabilidade de morrer em um homicídio que o restante da população. O assunto que demandaria preocupação não é a violência praticada pelo adolescente, mas a violência que o adolescente sobre atualmente.”

A proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, de 1993, de autoria do deputado Benedito Domingos (PP-DF), propõe reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. Se a PEC for considerada legal pela CCJ será criada uma comissão especial na Câmara para analisar a proposta, com prazo de 40 sessões do plenário para fazer o trabalho. Depois disso, o projeto tem de passar por duas votações plenárias, em que deve ser aprovado por 3/5 dos 308 deputados.

Aprovada, a matéria vai para o Senado, onde será analisada pela CCJ da casa e terá de passar por mais duas votações e ser aprovada por 54 senadores. Se o texto for alterado, a PEC volta para a Câmara. O processo só termina quando as duas casas concordarem sobre a redação final da proposta.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê seis medidas aplicáveis ao menor de 18 anos que comete algum ato infracional. De acordo com o Censo do Sistema Único de Assistência Social, de 2014, o Brasil tinha 108.554 adolescentes cumprindo algum tipo de medida socioeducativa em 2012, o equivalente a apenas 0,18% dos 60 milhões de brasileiros com menos de 18 anos.

Destes, 20.532 (19%) cumpriam medida de internação ou semiliberdade e 88.022 (81%) estavam em prestação de serviço à comunidade ou liberdade assistida. No total, esses crimes contra vida – como homicídios, latrocínio, estupro, lesão corporal – corresponderam a apenas 13,3% do total, índice menor do que o de adolescentes implicados em restrição de liberdade. A prática de roubo respondeu por 38,6% dos casos e o tráfico de drogas, por 27%.

Texto: Sarah Fernandes

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×