Notícias

Papa Francisco: “Para mim, é uma honra que os americanos me ataquem”

via IHU Online*

O pontífice fala no voo que o levava para Moçambique, recebendo de presente um livro sobre as manobras contra ele conduzidas pela galáxia da extrema direita católica dos Estados Unidos.

A reportagem é de Gian Guido Vecchi, publicada em Corriere della Sera, 04-09-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“Para mim, é uma honra que os americanos me ataquem.” No voo que o levava para Moçambique, Francisco sorri enquanto segura nas mãos um livro de capa listrada e estrelada, e de título eloquente: “Comment l’Amérique veut changer de Pape”, ou seja, “Como a América quer mudar o papa”. Escrito pelo jornalista Nicolas Senèze, do jornal católico La Croix, o livro foi publicado nessa quarta-feira, 4, na França e reconstrói as manobras realizadas no ano passado pela galáxia da extrema direita católica dos EUA para tentar pressionar o papa a renunciar e para orientar um novo conclave.

“Este livro é uma bomba”

O autor presenteou um exemplar para Bergoglio, que o considerou com interesse: “Ah, ei-lo. Diziam-me que ainda não estava disponível”, e depois o entregou aos colaboradores para que o guardassem: “Isso é uma bomba!”. Essas exclamações de Francisco foram feitas enquanto ele caminhava serenamente até o fundo do avião e cumprimentava um a um os jornalistas que o acompanham na viagem.

Esclarecimento

Mas é claro que a frase sobre os norte-americanos soou muito dura, tanto que, dali a pouco, o porta-voz vaticano, Matteo Bruni, especificou: “Em um contexto informal, o papa quis dizer que sempre considera as críticas como uma honra, particularmente quando vêm de pensadores de autoridade e, neste caso, de uma nação importante”.

No entanto, foi notável a atenção do papa a uma questão que se tornou evidente a partir da carta do arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio nos EUA, que em agosto do ano passado chegou a pedir a renúncia de Francisco, um ataque deliberado e organizado sobre o tema da luta contra a pedofilia. O texto foi divulgado por uma rede de blogs conservadores entre os EUA e a Itália, e foi apenas o começo.

Francisco e a “galáxia” da ultradireita

O livro de Senèze lista todos os ataques do ano passado e mostra a sua matriz comum em um mundo norte-americano não muito consistente, mas muito bem financiado e representado por personagens como Steve Bannon.

São várias as coisas que incomodam a “galáxia” ultradireita no magistério do pontífice argentino: começando pela Igreja “pobres e para os pobres”, as críticas ao neoliberalismo e à “economia que mata”, a denúncia do tráfico de armas que prospera com as guerras, o diálogo com a China ou a defesa do ambiente, da encíclica Laudato si’ ao próximo Sínodo sobre a Amazônia.

A viagem à África

Além disso, a própria viagem de seis dias à África subsaariana desdobrará uma parte desses temas. Francisco aterrissou no fim da tarde em Maputo; na sexta-feira, voará para Madagascar e, na próxima segunda-feira, chegará às Ilhas Maurício, antes de retornar para Roma na terça-feira.

Em Moçambique, Francisco chegou para apoiar o processo de paz que começou com o acordo de 1992, mas também visitará um centro para crianças de rua e um centro médico para o tratamento dos pacientes com Aids, e também falará sobre a crise climática e a rapina de recursos em um país atingido pelo desmatamento e devastado pelos ciclones. No avião, o papa convidou a rezar pelas vítimas dos furacões nas Bahamas.

Publicado originalmente no site do IHU Online.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×