Notícias

O CMI pede o fim da violência e respeito ao “status quo” dos locais sagrados em Jerusalém

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) condena a violência perpetrada na esplanada da mesquita de Al-Aqsa durante a noite de sexta-feira, 7 de maio, na qual mais de 200 pessoas ficaram feridas. Em resposta às notícias, o Secretário-Geral Interino do CMI, o Reverendo Prof. Dr. Ioan Sauca, exortou Israel a respeitar o “status quo” dos locais sagrados na Cidade Velha de Jerusalém em prol da paz e estabilidade. Também pediu a todos que se abstenham de continuar a violência e evitem ações “provocativas e desestabilizadoras”.

Esses eventos marcam a última escalada na crescente agitação sobre o aumento da violência e restrições pelas Forças de Segurança Israelenses na Cidade Velha. Além disso, ameaças recentes e futuras de despejo de famílias palestinas de suas propriedades por grupos de colonos judeus no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Orienta,l também contribuíram para essa escalada.

Por meio de seu Programa de Acompanhamento Ecumênico em Israel e na Palestina (EAPPI), o CMI tem acompanhado e fornecido uma presença protetora à comunidade palestina de Sheikh Jarrah desde 2008, incluindo a participação em audiências judiciais em apoio às famílias ameaçadas de despejo.

“Como observou o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, as leis nas quais as reivindicações dos grupos de colonos se baseiam são aplicadas de forma inerentemente discriminatória, em detrimento dos palestinos que, em muitos casos, viveram em suas casas por gerações”, disse o Diretor de Assuntos Internacionais do CMI, Peter Prove.

“Em nome da comunidade ecumênica global de igrejas, expresso nossa profunda angústia pela situação das famílias palestinas de Sheikh Jarrah “, relatou Sauca, “e pela agitação e violência que ocorreram”. A resposta adequada, disse ele, “não deve ser mais violência, mas compaixão e justiça para o povo palestino afetado por esta situação injusta”.

#SAVESHEIKHJARRAH

WCC calls for end to violence, urges respect of status quo of holy sites in Jerusalem

Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestinas e em Israel (PAEPI – EAPPI)

 

Matéria extraída do site Koinonia -Presença Ecumênica e Serviço

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×