Notícias

O amor é o sal que tempera o mundo

por Marcos Aurélio dos Santos*

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.“(Mateus. 5:13)

O ensino de Jesus no monte é profético e revolucionário. Seu ensino é uma trilha que nos leva para um caminho de construção a partir de um novo paradigma, que aponta para um novo modo de vida, sob a ética do amor em práticas utópicas. Jesus partilha a palavra viva, palavra que desafia os novos discípulos e discípulas a uma profunda reflexão, animadora e cheia de esperança. São as Boas Novas de alegria e refrigério para um povo cansado, um novo caminho de fé em meio as múltiplas desigualdades e injustiças. Um ensino prático, a partir das vivências do dia a dia das pessoas, de suas angústias, medos, sofrimentos, alegrias e esperança. Um ensino pautado em propostas concretas, na unção do Espírito em uma missão libertadora. Jesus é o ungido enviado do Pai. (Lucas 4:18-19).

Nessa passagem do Evangelho de Mateus, no capítulo cinco e versículo treze, Jesus ensina sobre a missão de ser o Sal da Terra. Os discípulos e discípulas recebem do seu Mestre a importante missão de temperar o mundo, ou seja, salgar o que está sem sabor, sem alegria, mundo de injustiças e opressões, marcado pelos abusos dos sistemas dominantes contra os pequeninos e sem voz, aqueles que Deus escolheu para revelar a beleza, virtudes e bondades do seu Reino ( Mateus. 11:25). Temperar o mundo com amor não se reduz a meras palavras no ar ou discursos ensaiados, mas na prática concreta, que é a encarnação dos valores do reino de Deus. Temperar é amar como Jesus amou (João. 13:34). Essa é a missão de todos nós: amar.

Segundo o ensino de Jesus, os que não amam seus irmãos e irmãs, não podem dar sabor à vida, vida essa repleta de desafios, tribulações e desesperanças, e, portanto não tem relevância no Reino de Deus. Os que estão infectados pelo desamor, que semeiam a murmuração, a divisão e o ódio, negam o Evangelho e tornam-se semelhantes a um tipo de sal inútil, sem valor e sem serventia, pois a exemplo do seu Mestre, os discípulos e discípulas devem ser conhecidos não pela falta de compaixão, mas pelo espírito de bondade e ternura, em um profundo desejo de amar uns aos outros (João. 15:17). Jesus não escolheu a quem deveria amar, Ele não tem prediletos, Jesus amou a todos, aliás, até os seus mais terríveis inimigos que planejavam matá-lo por questões políticas e religiosas. Jesus demonstrou na prática o amor do Pai pelo mundo, realizou sua missão até aos últimos minutos de morte na cruz (João. 3:16).

O evangelista Marcos também faz uma narrativa sobre as palavras de Jesus quanto a missão de ser sal da terra. Jesus faz um questionamento sobre a qualidade do sal, produto caro e de grande importância no comércio da época. Ora, se o sal não der o devido sabor, como haverá de temperar? Como haveremos de encarnar o amor no mundo para que de fato haja paz entre as pessoas e libertação dos oprimidos? Jesus adverte que os que pretendem caminhar com Ele, devem ter sal em si mesmo, ou seja, todos nós temos a missão de viver um novo modo de vida, temperando o mundo com amor, demostrando compaixão, partilha, solidariedade, misericórdia e paz. (Marcos. 9:50).

Esse é também o conselho desafiador do apóstolo Paulo aos irmãos e irmãs da comunidade de Colossos. Paulo recomenda que a palavra proferida por eles, seja agradável, palavras amorosas, de ânimo, fé e esperança. Palavras contrárias ao preconceito, ao desânimo, divisão, discórdia e discussões tolas que não trazem edificação. Palavras acolhedoras que animam as comunidades a prosseguir no caminho de libertação. Palavras temperadas com o sal do amor. (Colossenses. 4:6).

Em que contexto devemos dar sabor à vida nos dias de hoje? Como salgar? Vivemos em um mundo de desigualdades e opressões, preconceitos e exclusão. O mundo de hoje não é diferente do tempo de Jesus. Os pobres sofrem com a desigualdade social, que concentra a riqueza em uma minoria rica, os negros e negras sofrem o racismo do dia a dia, os LGBT’S o preconceito e a violência, as mulheres vitimadas pelo feminicídio, como também muitos outros grupos de excluídos. Que sejamos sal fora do saleiro, temperando o mundo com o amor libertador de Jesus.

Texto partilhado pelo autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×