Notícias

O Amor de Deus é Plural, Base de Fraternidade e Paz

via Caminhos de Libertação*

Deus é amor.

Esse amor não impõe condições, não tem um grupo predileto, escolhido à parte em detrimento da exclusão de outros. O amor de Deus é ternura, que acolhe a todas e todos, de maneira plural, na diversidade. Esse amor não se limita a escolher um seguimento exclusivo, esse amor é tão imenso e sublime, que transcende o individualismo, o egoísmo e rejeita toda tentativa de exaltação e soberba.

No mundo há uma diversidade de religiões, cada uma delas com suas crenças, ritos, dogmas, cultura, práticas litúrgicas, doutrina. De maneira diversa, buscam na espiritualidade um relacionamento com Deus e com a humanidade, em laços de amor fraterno. Deus não tem uma religião oficial. Deus tem um povo, no qual deseja demonstrar sua misericórdia e compaixão, seu amor incondicional a partir de um relacionamento plural, acolhedor e comunitário. Por isso, Deus não comunga com a divisão, separatismo e o individualismo, inimigos da paz e da fraternidade.

Deus chama o seu povo para um diálogo amoroso, com base no respeito singelo, sem fingimentos. Hoje, participamos do III Fórum de diálogo inter-religioso do RN, realizado na capela Anglicana da comunidade de Jardim Progresso, Zona norte de Natal. O CEBI-RN participou do evento. Lá estavam irmãos e irmãs de diversos seguimentos religiosos, em grande círculo, numa mistura de crenças e culturas, ouvindo uns aos outros, com serenidade, atenção e carinho.

Cada um e cada uma expressando sua fé no Deus dos povos, em momento de alegria e pluralidade, de aprofundamentos nos diálogos, buscando compreender como Deus se relaciona com as religiões e com o seu povo.

Debatemos pautas importantes. Falamos sobre intolerância religiosa, o perigo da liberação das armas e a luta e resistência pela paz, temas urgentes para nossos dias, onde vivenciamos o aumento da violência e uma forte perseguição e preconceito aos nossos irmãos de religiões de matriz africana, principais vítimas de intolerância religiosa.

Ao final, um lindo momento de partilha, celebrando de maneira alegre e sincera a união e o diálogo, carinho e respeito entre todas e todos.

Axé, amém, Arerê, oxente, salaam aleikum.

Texto por Marcos Aurélio dos Santos, publicado no blog do autor.

Foto: III Fórum de diálogo Inter-religioso do RN realizado na Capela Anglicana de Jardim Progresso, Zona Norte de Natal.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×