Notícias

Nota sobre a maior tragédia da história recente do Brasil

“Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra vós: eu te propus a vida ou a morte, a bênção e a maldição.
Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e tua descendência.” (Dt 30,19)

Escolher e defender a vida, sobretudo a das e a dos mais vulneráveis, não é uma opção. É uma obrigação, uma lei dada por Deus a seu Povo! Aquelas e aqueles que estão à frente do Povo não podem se esquivar dessa tarefa primordial.

O Brasil vive dias de luto e tristeza: desde o final do mês de fevereiro passado o número de mortes diárias causadas pela covid-19 está acima de 1000 e, infelizmente, a tendência aponta superação de 2000 mortes por dia em breve. Além do mais, salas e corredores dos hospitais, centros de saúde e pronto atendimentos públicos e privados estão repletos de pacientes que lutam pela vida.
Profissionais da área da saúde – médicas e médicos, enfermeiras e enfermeiros, todas as trabalhadoras e os trabalhadores de administração, manutenção e limpeza das casas de saúde – mostram coragem e clamam que o Brasil não está perdendo números; são mulheres e homens, crianças, idosos e jovens, que pelo descaso das autoridades têm suas vidas abreviadas.
O desdém demonstrado pelo Presidente da República e as autoridades com ele alinhadas é revoltante. Isso gera entre nós indignação ética e deve ser juridicamente punido!

Enquanto a população mundial mostrava que o único caminho para prevenir a tragédia era o respeito ao uso da máscara, a higienização das mãos e, sobretudo, o distanciamento social, o Sr. Jair Bolsonaro insistia em promover aglomerações populares, questionar a eficácia do uso da máscara e negar os dados da ciência. Com o passar dos meses, a população, muito estimulada pela irresponsabilidade dos governantes, relaxou com os cuidados. Os números também indicariam que a primeira onda de contágio estaria passando. Isso foi motivo suficiente para aglomerar nas festas de fim de ano e nos meses de verão. Infelizmente, o Brasil está vivendo a triste repercussão dessas ações hoje e o que foi visto em Manaus, no mês de janeiro passado, começa a se repetir em outras cidades: o Brasil está sufocando.

Único caminho viável para superar a tragédia, a vacina tem sido usada vilmente para alimentar a guerra política entre o governo federal e os governos estaduais e entre os poderes da República. Como se não bastasse a tragédia causada pelo vírus, a população brasileira ainda tem que assistir perplexa a vergonhosa luta de poder entre seus governantes e representantes.
As elites políticas e econômicas do Brasil não escolhem e nem defendem a vida; escolhem e defendem o poder.

Inspirados pelas palavras da Sagrada Escritura, condenamos veementemente ações que têm por finalidade a manutenção dos privilégios do poder, enquanto a vida, especialmente a dos mais pobres e vulneráveis, é desprezada. É hora de escolher a vida!

O Papa Francisco, em seu magistério pontifício, não cansa de insistir em uma mudança radical para os dias de hoje: devemos cuidar uns dos outros e de nossa Casa Comum. É hora de ouvir o “grito dos pobres e do nosso planeta”, como ele mesmo proclamou no dia 27 de março de 2020, logo no início da pandemia.

Queremos nos solidarizar com todas as famílias que ainda choram a morte de suas avós e avôs, mães e pais, filhas e filhos. Lembramo-nos da frase carregada de esperança do livro do Apocalipse: “Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor e nem dor haverá mais.”
(Ap, 21a)

Já são 65 Padres diocesanos que vieram a óbito desde o começo da pandemia. O número de Padres mortos pela covid-19 sobe ainda mais se somamos os religiosos. Expressamos solidariedade para com as famílias e as comunidades que perderam esses nossos irmãos. Acompanhamos com a oração a recuperação daqueles que foram infectados pelo vírus: só entre os Padres diocesanos são mais de 1400.

Solidarizamo-nos com aquelas e aqueles que lutam por suas vidas nos hospitais e centros de saúde, também com todas e todos os profissionais da saúde que trabalham, sem cessar, há mais de um ano. Desde nossas comunidades, sobretudo aquelas que estão nas periferias das grandes cidades e nos campos Brasil afora, estendemos nossas mãos aos que sofrem pela falta de trabalho e pão.

Unimos nossas vozes à das frentes e movimentos populares, das pastorais sociais e diversos organismos de nossas Igrejas, das várias instituições da sociedade civil, cientistas e pesquisadores para denunciar e reivindicar vida e dignidade. Exigimos vacina urgente para todas e todos, auxílio emergencial para as trabalhadoras e os trabalhadores desempregados, respeito e cuidado para com os povos originários desta terra e para com os pobres e o fim do ódio e dos muros que nos separam.

A esperança vem de Deus e vive em seu Povo. Nós somos esse Povo que, unido, caminha e sonha, em breve, superar a maior tragédia da história recente do Brasil. O momento é trágico, mas ressoam em nossos ouvidos e corações as palavras de Jesus a suas discípulas e seus discípulos:
“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.

Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.”
(Lc 6,20b-21)

Padres da Caminhada & Padres contra o Fascismo

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×