Notícias

MAB convoca organizações a participarem de jornada de lutas no Dia Internacional contra barragens

MAB convoca organizações a participarem de jornada de lutas no Dia Internacional contra barragens

No dia 14 de março, é celebrado o Dia Internacional de lutas contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida. Em virtude da data, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convoca organizações sociais, ativistas, pastorais e demais entidades do Brasil e América Latina a se somarem às jornadas de luta e fortalecerem o apelo pela defesa dos rios, da água e da vida, animados pelo lema "Água e energia não são mercadorias”!

De acordo com o MAB, as mobilizações deste dia têm o objetivo de dar visibilidade ao problema enfrentado por famílias que foram atingidas por barragens e "fortalecer a luta por um outro modelo energético”, e ainda pedir que o governo crie a Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens.

Reforçando a necessidade de dar continuidade às lutas, que "deverão ir para além desta data”, o movimento aproveita a ocasião para chamar a atenção para os preparativos do "Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens”, que deve ser realizado de 3 a 7 de junho, em São Paulo, e que terá como pauta a discussão, junto com a população, sobre a necessidade de construir o projeto energético popular, "cujo principal beneficiário deve ser a classe trabalhadora”.

"Nossas lutas devem ser permanentes, contra as empresas transnacionais privatistas e rentistas, contra os altos preços das tarifas de energia, em defesa da água e da energia, com distribuição da riqueza e controle popular”, enfatiza a convocatória.

Diante do cenário de crise econômica, onde, segundo o Mab, as empresas buscam compensar as perdas lucrando através da apropriação do valor produzido pelos trabalhadores, o movimento ressalta a necessidade de haver unidade na luta entre os povos e de as organizações se comprometerem juntas a lutar contra as transnacionais, "pelos direitos dos trabalhadores, na defesa dos rios, da água e da vida”.

"Essa luta não é apenas da população atingida pelos lagos, pois todo o povo é atingido pelas altas tarifas da energia, pela privatização da água e da energia, pelo dinheiro público investido em obras privadas”, provoca o MAB.

O Dia Internacional de lutas contra as barragens foi instituído em 1997, quando populações afetadas pelas construções de barragens realizaram no Brasil o 1º Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens. A luta contra o modelo energético foi adotada também por outros países instituindo a celebração da data internacional.

Para acompanhar as ações do MAB, acesse: http://www.mabnacional.org.br/

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×