Notícias

Liberdade religiosa na perspectiva Islâmica

Liberdade religiosa na perspectiva Islâmica

Dentro da concepção islâmica, a humanidade descende de um mesmo pai e de uma mesma mãe: Adão e Eva. Portanto, somos todos irmãos na humanidade. Não fazemos distinção alguma quanto à cor da pele, se é homem ou mulher, se é pobre ou rico, de que etnia pertence, etc.
 
Para nós, muçulmanos, Deus, o Altíssimo, ao criar o ser humano o dotou de razão e lhe concedeu o livre-arbítrio. Mas Ele não o deixou sem rumo, perdido. Ao contrário, indicou o caminho que, se fosse seguido pelo homem, este obteria o êxito nesta vida e na outra. E que caminho é este? Agir de acordo com o que agrada a Deus e se afastar de tudo aquilo que O desagrada.
 
Portanto, Deus, Todo-Poderoso, permitiu ao ser humano utilizar a sua razão e avaliar o caminho que deseja seguir, informando ao mesmo que será responsabilizado por suas escolhas e atitudes. Partindo deste princípio, fica terminantemente proibido ao muçulmano forçar quem quer que seja a seguir o que ele acredita ser o caminho correto, pois se Deus, o Clemente, proporcionou esta liberdade ao ser humano, quem somos nós para negá-la?
 
Diz Deus, o Misericordioso, no Alcorão: “Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus, ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo” (2:256).
 
Logo, percebemos que a diversidade existente entre os seres humanos não deverá de forma alguma ser motivo para ódio ou animosidade, e sim de amor e respeito, pois devemos seguir o que nos ensina o Alcorão.
 
Diz Deus, o Perdoador: “Ó humanos, em verdade, nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado” (49:13).
 
Ou seja, aqui somos informados de que fomos divididos em povos e tribos com características, línguas, hábitos distintos para que pudéssemos, através disto, reconhecermos uns aos outros. E de que forma? Através do conhecimento mútuo que se dá através do diálogo, de falar e ouvir o outro. Deste modo, com certeza respeitaremos mais o nosso semelhante, pois conheceremos mais sobre como pensa e em que se baseiam os seus costumes e práticas.
 
Outro ponto que devemos destacar é a forma respeitosa com a qual o Alcorão se dirige a judeus e cristãos, o “Povo do Livro”. Em outras palavras, aqueles que receberam, por intermédio de seus profetas, uma mensagem revelada através de Livros, como a Torá e o Evangelho. E nós, muçulmanos, acreditamos na cadeia de profetas e mensageiros comuns a judeus e cristãos, bem como cremos nos Livros revelados aos mesmos, como a Torá e o Evangelho. No entanto, nos baseamos no último Livro que acreditamos ter sido revelado por Deus, o Alcorão, ao seu último profeta e mensageiro, Muhammad, que a benção e a paz de Deus estejam sobre todos eles.
 
Diz Deus, o Criador: “O mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor, e todos os crentes creem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: ‘Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó senhor nosso! A Ti será o retorno!’” (2:286).
 
“Então, revelamos-te o Livro com a verdade, corroborante do que foi revelado do Livro anteriormente, e encarregado de sua guarda. Julga-os, pois, conforme o que Deus revelou e não lhes sigais os caprichos, desviando-te da verdade que te chegou. A cada um de vós temos ditado uma lei e uma norma; e se Deus quisesse, teria feito de vós uma só nação; porém, fez-vos como sois, para testar-vos quanto àquilo que vos concedeu. Emulai-vos, pois, na benevolência, porque todos vós retornareis a Deus, o Qual vos inteirará das vossas divergências” (5:48).
 
O Alcorão também nos ensina como devemos lidar com as divergências de opinião no âmbito teológico e no diálogo inter-religioso.
 
Diz Deus, o Eterno: “E não disputeis com os adeptos do Livro, senão da melhor forma, exceto com os injustos, dentre eles. Dizei-lhes: ‘Cremos no que nos foi revelado, assim como no que vos foi revelado antes; nosso Deus e o vosso são Um e a Ele nos submetemos’” (29:46).
 
“Convoca (os humanos) à senda do teu Senhor com sabedoria e uma bela exortação: dialoga com eles de maneira benevolente, porque o teu Senhor é o mais conhecedor de quem se desvia da Sua senda, assim como é o mais conhecedor dos encaminhados” (16:125).
 
O Alcorão também nos informa da sacralidade dos templos do Povo do Livro, nos quais são mencionados o nome de Deus.
 
Diz Deus, o Provedor: “São aqueles que foram expulsos injustamente dos seus lares, só porque disseram: ‘Nosso Senhor é Deus!’. E se Deus não tivesse refreado os instintos malignos de uns em relação aos outros, teriam sido destruídos mosteiros, igrejas, sinagogas e mesquitas, onde o nome de Deus é frequentemente celebrado. Sabei que Deus socorrerá quem o Socorrer, em Sua causa, porque é Forte, Poderosíssimo” (22:40).
 
Diz Deus, o Soberano, quanto ao profeta Muhammad (que a bênção e a paz de Deus estejam sobre ele): “E não te enviamos senão como misericórdia para a humanidade” (21:107).
 
“Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Repele (Ó Muhammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!”
 
É desta forma que o Islam valoriza a humanidade e defende a liberdade religiosa, com respeito e bondade. Não trataremos aqui dos inumeráveis exemplos históricos quanto ao respeito à crença do nosso semelhante, mas apenas citaremos o caso da Andaluzia, onde os muçulmanos a governaram por aproximadamente oito séculos e durante esse período conviveram em perfeita harmonia judeus, cristãos e muçulmanos, com total liberdade de crença, tendo seus templos preservados e respeitados.
 
Quaisquer atitudes fora destes princípios não têm nenhum respaldo islâmico, mesmo que quem as cometa o faça em nome da religião.

Texto: Sami Armed Isbelle (diretor do Departamento Educacional da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, SBMRJ, além de autor de livros que trabalham a temática islâmica, entre eles, Islam – A sua Crença e Prática, da editora Azzan.)

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×