Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Cantiga de roda traz diversidade cultural à escola

Cantiga de roda traz diversidade cultural à escola
20 de julho de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
blank
Professora utiliza músicas e brincadeiras para resgatar a cultura popular e trabalhar expressão oral na educação infantil.

Confira o relato da professora Lucilene do Socorro Melo de Santana de Belém, PA.

Eis o relato.

Em contato com as novas tecnologias e o computador, algumas crianças acabam deixando de vivenciar as cantigas e brincadeiras de roda. Pensando no resgate dessa cultura, comecei a desenvolver com a minha turma de educação infantil uma atividade que envolve diferentes ritmos e canções. A ideia era utilizar a imaginação e a criatividade para possibilitar o envolvimento dos alunos, na Unidade Pedagógica Nossa Senhora Aparecida, em Belém (PA).

O meu interesse pelas cantigas de roda começou quando eu fiz um trabalho de pós-graduação, que tinha como base o uso de brinquedos, brincadeiras e jogos para desenvolver uma aprendizagem mais significativa e lúdica. Com a cantiga, a criança tem a possiblidade de vivenciar diversas experiências relacionadas ao dia a dia. Ela consegue desenvolver a expressão oral, a capacidade de representação e a autonomia.

Sempre no início da manhã, fazemos uma dinâmica que começa com uma roda de conversa, onde os alunos relatam os acontecimentos que estão presentes no dia a dia deles. Com o comando de palmas, eles começam a passar uma caixa com várias imagens. Quando a caixa para com um determinado aluno, ele deve retirar uma figura e tentar representar para a turma uma cantiga relacionada. Se pegar a figura de um limão, por exemplo, canta a música “Meu Limão, Meu Limoeiro”. Quem não souber alguma música, devolve a figura na caixa e pega outra, ou pede ajuda da turma.

Eles vivenciam diversas cantigas de roda nessa dinâmica, como “Borboletinha”, “Ciranda Cirandinha” e “Samba Lelê”, uma das preferidas da turma. Eles gostam das músicas com movimento, que eles podem pular e correr. As crianças não gostam de atividades estáticas. Elas gostam de brincar e isso faz parte da natureza delas.

Além do lado lúdico, a cantiga de roda traz diversidade cultural à escola. Em cada música a gente tem o contexto de um local geográfico que pode ser trabalhado. São canções do norte, do sul, e assim por diante. Cada região tem uma brincadeira específica que acaba sendo vivenciada pela criança. Os alunos se empenham bastante e se colocam como protagonistas, vivenciando a cantiga de roda e também fazendo referência ao cotidiano deles. Eles sempre trazem as cantigas para o contexto em que vivem.

Fonte: Texto de Lucilene do Socorro Melo de Santana, Pedagoga com pós-graduação em gestão escolar e educação inclusiva, atua como educadora há mais de 15 anos. Trabalha há três anos com educação infantil na rede municipal de Belém (PA). Tem artigos publicados sobre o uso de brinquedos, brincadeiras e jogos na construção do processo de aprendizagem. Texto publicado no site PorVir , 01/07/2015.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya