Gênero

A vida de Mary Daly – Maria Soave

A vida de Mary Daly - Maria Soave

Faleceu em janeiro passado, com a idade de 81 anos, a filósofa e te(…)loga Mary Daly, uma das grande mães da te(…)logia feminista e eco-feminista no mundo.

A vida de Mary tem sido uma "viagem metafísica", desde muito jovem, quando caminhou na errância, de forma malabarista e bonita, em diferentes escolas e universidades.

Realizou, com a idade de 35 anos, o desejo de obter dois doutorados, um em filosofia e outro em teologia, façanha quase impossível nos Estados Unidos dos anos 60, por isso teve que ir estudar na Suíça, na Universidade de Friburgo. De volta aos Estados Unidos, começou a lecionar no Boston College, posição que manteve até poucos anos atrás.

O Primeiro livro de Mary, A Igreja e o Segundo Sexo, era uma dura crítica ao sistema patriarcal, mas escrita com a esperança da modificação da estrutura da igreja católica e não de rejeitá-la. Quando Mary percebeu que a mudança estrutural desde dentro da igreja não era possível, moveu-se rumo a uma aproximação mais radical da questão escrevendo Para além de Deus o Pai que é a compreensão que a revolução das mulheres tem a ver com a participação do Ser.

Isto significa ser um Movimento Ontológico. Mary afirma que, justo porque as mulheres são colocadas fora, excluídas, marginalizadas, possuem mais instrumentos para analisar a estrutura perversa do patriarcado. As mulheres são chamadas, em certo sentido, a ser portadoras da Coragem Existencial na sociedade…a Coragem de Ser é uma chave.

O livro seguinte de Mary, Gyn/Ecology precisou da criação de uma linguagem completamente nova. Enquanto Mary escrevia Para além de Deus Pai o seu mantra de meditação era "tenho que re-volver minha alma", agora Mary percebia um caminho possível errante, sempre em contínuo movimento de espiral.

Fundamental para este trabalho do conhecimento errante em espiral, para aprender a ver e se mover entre os dois planos da realidade, Os conceitos de background (pano de fundo) e de foreground (primeiro plano) são fundamentais. A errância de Mary, sua procura, como aquelas das mulheres em movimento, se deslocaram em espiral continuamente da realidade mundana e destorcida de "um set estagnante de verdades encobertas de poeira de idéias mortas", que o patriarcado construiu nos séculos sobre mentiras, impondo sobre a humanidade, sobretudo as mulheres, uma única verdade, claro, a do patriarcado, uma só estável e permanente (foreground) até o plano de se fazer real e continuo das verdades, este plano foi excluído do patriarcado, virou inominável, este é o plano das energias primárias e em movimento errante, em um contínuo processo de modificação e criação (background). Este é o contínuo nomear das palavras porque nós somos um verbo e não um nome!

Para Mary este é o tema de fundo do Movimento das Mulheres e de todos os Homens que vivem com sofrimento a ordem simbólica e violenta do patriarcado presente. O caminho errante, para Mulheres e Homens é o da nomeação da realidade a partir do que somos, isto é uma prática, uma ética…verbo….

O último livro de Mary "Quintessence", tendo como pano de fundo os livros anteriores é a palavra que procura mostrar o que as Mulheres Selvagens sempre buscaram: conhecer a Vida mais profundamente possível.

Quintessence não é um nome, é um verbo. A autora percebe a urgência de nosso tempo de nomear as atrocidades e de juntar a coragem necessária para enfrentá-las e vencê-las. Se, Mulheres e Homens, conseguem perceber e nomear as conexões que existem entre opressão sexual, racial, econômica, política e religiosa, iremos trabalhar para a Vida, recriaremos a Vida agora e, desde agora, no futuro.

Precisamos nomear a dor. A dor de tantos corpos de mulheres crianças, pessoas empobrecidas violadas de ontem e de hoje. A dor pela terra, pelos animais, pela água, presas, mutiladas, torturadas pelo agro e hidro-negócio.

Mary explica como transformar esta dor em "justa indignação" e como a indignação que tem sua origem na experiência da dor esteja conectada com uma outra paixão fundamental: esperança. A indignação articula as mulheres em movimento junto com as crianças, os homens conspiradores, as pessoas empobrecidas, a terra, a água, o ar, os seres vivos todos para o movimento em espiral que nos faz sair do estado de paralisia patriarcal, rumo a uma Terra de Ausência, perdida e encontrada de novo onde é possível reinventar relações não mais alicerçadas na violência.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×