Ecumenismo

Campanha de Primavera da CESE discute impactos da mineração

“Quero ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual riacho que não seca” – Am 5, 24

Porque escolhemos o tema da Mineração

O ano de 2015 foi marcado pelo maior crime socioambiental já visto no nosso país decorrente das atividades da mineração. O estouro de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco, com a lama tóxica se espraiando pelo Vale do Rio Doce até alcançar o litoral do Espírito Santo chamou atenção da população brasileira. De repente aquilo que antes só era sentido e vivido pelas populações atingidas veio a público revelando a lama que está por trás da mineração causando indignação e terror.

No entanto, esta atividade continua contaminando, matando e destruindo comunidades inteiras. Apesar de todos os danos socioambientais que a acompanham, a mineração é normalmente vendida como dádiva econômica, já que nosso país possui grandes reservas de vários minérios estratégicos para o desenvolvimento mundial.

Em nome da economia se justifica que a natureza seja destruída, rios e nascentes sejam sacrificados, milhares de pessoas adoeçam, morram, percam seus territórios, sua cultura e seu modo de ser e viver.  Não bastasse tudo isso, há uma flexibilização nas leis que regem a mineração no país de forma ampliar essa atividade. Áreas de proteção ambiental estão sendo diminuídas ou canceladas para favorecer a ação das mineradoras, inclusive na Amazônia.

Como cristãos e cristãs é preciso indignar-se.

Que desenvolvimento é este que mata e que destrói? O que isto tem a ver com nossa fé? Ainda que nossa região não seja marcada por atividades mineradoras, a dor do/a outro/a me constrange a tomar uma posição.  Diante da ameaça e descaso com a natureza é preciso nos comprometer com a preservação e o cuidado com nossa “oikoumene”, nossa casa comum. À luz do direito e da justiça precisamos, como igrejas, refletir qual o modelo de desenvolvimento iremos defender.

O Brasil precisa rever a legislação para a concessão de extração mineral, evitando que as populações e a natureza paguem um alto custo pela ação danosa e irresponsável dessas empresas. Que possamos reafirmar nosso compromisso por um outro modelo de desenvolvimento que respeite a sócio biodiversidade e o bem viver. Esta reflexão é a nossa motivação para a campanha deste ano.

A Campanha da Primavera além de pautar um tema também tem como objetivo mobilizar recursos. Convidamos as igrejas a discutir o tema e fazer uma ação em prol desta Campanha durante o período da primavera que tem início dia 21 de setembro e vai até dezembro. Realize uma celebração ou outra atividade e envie a coleta para a CESE. Envie fotos e um relato sobre a ação, vamos divulgar no nosso site.

Toda renda obtida será revertida para apoiar projetos vinculados a luta dos povos atingidos pela mineração, que são recebidos pela CESE através do seu Programa de Pequenos Projetos.

Durante seus 44 anos de existência, a CESE, inspirada no Evangelho de Jesus Cristo, tem apoiado projetos para a defesa de direitos em todo o Brasil, já são mais de 11 mil projetos apoiados. Somos gratos/as a Deus pelas muitas bênçãos e alegrias que Ele nos tem proporcionado, permitindo que, graças às muitas parcerias que temos, continuemos desenvolvendo a diaconia comprometida com a justiça, com a democracia e com o direito.

Para se preparar!

O CEBI gentilmente partilha seus conteúdos com a Campanha de Primavera da CESE. Neste ano, os textos compartilhados foram:

  • Da materialidade fantástica dos metais, de Nancy Cardoso;
  • O ouro dessa terra é bom: minérios na literatura bíblica, de Nancy Cardoso;
  • Vida, Bíblia e Mineração, de Sandro Gallazzi

Ambos os textos foram publicados originalmente  no Informativo Por Trás da Palavra, n°215 de julho-agosto de 2016.

+ Conteúdos:

Mini-documentário: Vale – Tudo: A Mineração no Brasil

Documentário: Enquanto o trem não passa

Para acessar os materiais completos da campanha, clique aqui!

Na certeza de que contaremos com seu importante apoio e solidariedade, despedimo-nos desejando muitas alegrias e bênçãos –  e uma bela primavera!

Também nos colocamos à disposição para o diálogo, para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. Nosso endereço para contato é [email protected]. Maiores informações e esclarecimentos (71) 2104-5457.

Serviço

Quando: Durante toda a primavera

Valor: Qualquer valor é bem-vindo

Deposite: Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CNPJ: 13.589.270/0001-21

Banco do Brasil     Agência: 2799-5            Conta: 119756-8

Bradesco                Agência: 0592-4            Conta: 42.144-8

Fonte: Compartilhado por Sônia Gomes Mota, Diretora Executiva da CESE, 25/09/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×