Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Campanha de Primavera da CESE discute impactos da mineração

Campanha de Primavera da CESE discute impactos da mineração
25 de setembro de 2017 Centro de Estudos Bíblicos

“Quero ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual riacho que não seca” – Am 5, 24

Porque escolhemos o tema da Mineração

O ano de 2015 foi marcado pelo maior crime socioambiental já visto no nosso país decorrente das atividades da mineração. O estouro de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco, com a lama tóxica se espraiando pelo Vale do Rio Doce até alcançar o litoral do Espírito Santo chamou atenção da população brasileira. De repente aquilo que antes só era sentido e vivido pelas populações atingidas veio a público revelando a lama que está por trás da mineração causando indignação e terror.

No entanto, esta atividade continua contaminando, matando e destruindo comunidades inteiras. Apesar de todos os danos socioambientais que a acompanham, a mineração é normalmente vendida como dádiva econômica, já que nosso país possui grandes reservas de vários minérios estratégicos para o desenvolvimento mundial.

Em nome da economia se justifica que a natureza seja destruída, rios e nascentes sejam sacrificados, milhares de pessoas adoeçam, morram, percam seus territórios, sua cultura e seu modo de ser e viver.  Não bastasse tudo isso, há uma flexibilização nas leis que regem a mineração no país de forma ampliar essa atividade. Áreas de proteção ambiental estão sendo diminuídas ou canceladas para favorecer a ação das mineradoras, inclusive na Amazônia.

Como cristãos e cristãs é preciso indignar-se.

Que desenvolvimento é este que mata e que destrói? O que isto tem a ver com nossa fé? Ainda que nossa região não seja marcada por atividades mineradoras, a dor do/a outro/a me constrange a tomar uma posição.  Diante da ameaça e descaso com a natureza é preciso nos comprometer com a preservação e o cuidado com nossa “oikoumene”, nossa casa comum. À luz do direito e da justiça precisamos, como igrejas, refletir qual o modelo de desenvolvimento iremos defender.

O Brasil precisa rever a legislação para a concessão de extração mineral, evitando que as populações e a natureza paguem um alto custo pela ação danosa e irresponsável dessas empresas. Que possamos reafirmar nosso compromisso por um outro modelo de desenvolvimento que respeite a sócio biodiversidade e o bem viver. Esta reflexão é a nossa motivação para a campanha deste ano.

A Campanha da Primavera além de pautar um tema também tem como objetivo mobilizar recursos. Convidamos as igrejas a discutir o tema e fazer uma ação em prol desta Campanha durante o período da primavera que tem início dia 21 de setembro e vai até dezembro. Realize uma celebração ou outra atividade e envie a coleta para a CESE. Envie fotos e um relato sobre a ação, vamos divulgar no nosso site.

Toda renda obtida será revertida para apoiar projetos vinculados a luta dos povos atingidos pela mineração, que são recebidos pela CESE através do seu Programa de Pequenos Projetos.

Durante seus 44 anos de existência, a CESE, inspirada no Evangelho de Jesus Cristo, tem apoiado projetos para a defesa de direitos em todo o Brasil, já são mais de 11 mil projetos apoiados. Somos gratos/as a Deus pelas muitas bênçãos e alegrias que Ele nos tem proporcionado, permitindo que, graças às muitas parcerias que temos, continuemos desenvolvendo a diaconia comprometida com a justiça, com a democracia e com o direito.

Para se preparar!

O CEBI gentilmente partilha seus conteúdos com a Campanha de Primavera da CESE. Neste ano, os textos compartilhados foram:

  • Da materialidade fantástica dos metais, de Nancy Cardoso;
  • O ouro dessa terra é bom: minérios na literatura bíblica, de Nancy Cardoso;
  • Vida, Bíblia e Mineração, de Sandro Gallazzi

Ambos os textos foram publicados originalmente  no Informativo Por Trás da Palavra, n°215 de julho-agosto de 2016.

+ Conteúdos:

Mini-documentário: Vale – Tudo: A Mineração no Brasil

Documentário: Enquanto o trem não passa

Para acessar os materiais completos da campanha, clique aqui!

Na certeza de que contaremos com seu importante apoio e solidariedade, despedimo-nos desejando muitas alegrias e bênçãos –  e uma bela primavera!

Também nos colocamos à disposição para o diálogo, para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. Nosso endereço para contato é cesecomunica@cese.org.br. Maiores informações e esclarecimentos (71) 2104-5457.

Serviço

Quando: Durante toda a primavera

Valor: Qualquer valor é bem-vindo

Deposite: Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CNPJ: 13.589.270/0001-21

Banco do Brasil     Agência: 2799-5            Conta: 119756-8

Bradesco                Agência: 0592-4            Conta: 42.144-8

Fonte: Compartilhado por Sônia Gomes Mota, Diretora Executiva da CESE, 25/09/2017.