Notícias

CEBI e editoras parceiras emitem nota conjunta repudiando à proposta de taxação dos livros

O CEBI, a Paulinas, a Paulus Editora e Faculdade Paulus, a Editora Recriar e  a Editora Unida, juntaram-se  para emitir a nota pública que repudia a intenção do Governo Federal em taxar os livros, alegando ser um “produto de elite”.

Segue o documento :

Nota de repúdio à proposta de taxação dos livros.

Somos editoras que têm compromisso social com seus/suas leitores/as. Trabalhamos com intuito de contribuir no processo educativo, na vivência da espiritualidade e na promoção humana.

Acompanhamos, com preocupação, a proposta do Governo Federal de taxação dos livros.

O argumento de que livro é produto de elite, é revelador da face deste governo e listamos abaixo algumas rápidas argumentações que, ao nosso ver, refutam tal proposição:

01 – Se realmente livro for produto de elite, isso revelaria ainda mais o abismo social presente no país e, taxar os livros, só serviria para ampliar ainda mais a distância entre pobres e ricos no Brasil. Não acreditamos que esta seja uma política a ser seguida pelo Governo Federal.

02 – E se a questão for taxar produtos da elite, o que concordamos pois quem mais tem, mais pode e deve contribuir. Sugerimos então taxar as grandes fortunas e heranças, os aviões particulares, lanchas e outros veículos aquáticos…

03 – Os livros não são e nem podem ser das elites. A democratização e o acesso da leitura a todos/as, é um bem incomensurável para uma nação que quer ser e ter lugar de destaque na economia mundial. Para nós, até mais que isso: a leitura dos livros nos ajuda na leitura do mundo, o processo educativo é muito mediado com este recurso didático e o entretenimento tem nos livros um poderoso aliado. Para além de educação, livro também é cultura.

Além disso:

04 – O mercado editorial já está em crise e uma oneração neste momento significaria uma redução ainda maior neste mercado e nos setores do comércio e de serviços, o que na prática significaria inclusive em demissões em toda cadeia produtiva, de distribuição e de comercialização.

Por tudo isso, somos contra a taxação dos livros, e convocamos a toda população para acompanhar a esta discussão, assim como a se posicionar contra esta postura do Governo Federal encabeçada por Paulo Guedes e Bolsonaro.

 

Brasil, 24 de agosto de 2020.

Assinam a Nota:

Centro de Estudos Bíblicos

Paulinas

Paulus Editora

Faculdade Paulus de tecnologia e comunicação

Editora Recriar

Editora Unida

 

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×