Notícias

Carta Pastoral da Presidência da IECLB – Eleições 2020

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Eleições 2020

A palavra de Deus diz: “Amado, não imite o que é mau, e sim o que é bom. Quem pratica o bem procede de Deus; quem pratica o mal jamais viu a Deus” (3 João 11).

No próximo dia 15 de novembro iremos às urnas com o propósito de eleger pessoas para cargos nas prefeituras e câmaras municipais em todo país. Especialmente neste período temos a expectativa de que as pessoas eleitas cumpram o seu dever de legislar e governar com competência, honestidade e para o bem de todas as pessoas. Também nesta época surgem perguntas, tais como: Em quem devemos votar? Adianta votar, se tudo permanece igual? A Igreja e as pessoas cristãs participam da política?

A IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – é Igreja de Jesus Cristo no país. Sua missão é propagar o Evangelho de Jesus Cristo, que aponta para o Reino de Deus. Mesmo que o Reino de Deus não seja deste mundo (João 18.36), Jesus nos dá a tarefa de ser sal e luz do mundo (Mateus 5.13-16). Neste sentido, a IECLB assume o compromisso de promover a paz, a justiça e o amor na sociedade (Constituição da IECLB, Art. 3º). A confissão de fé não pode ser desconectada da vivência da fé.

Em 2018 e 2019, o Tema do Ano da IECLB foi “Igreja, Economia, Política”. Conforme vimos, Martim Lutero entendia que a Igreja, a Economia e a Política são instrumentos de Deus para efetuar a sua vontade no mundo. Cada pessoa é chamada para atuar com Deus nestes três âmbitos da vida. Desta forma, também a herança confessional luterana nos compromete com a paz, a justiça e o bem comum.

A política diz respeito à esfera pública, ao lugar em que vivemos. A democracia, como forma de organização política, pressupõe que o poder emana do povo. Esta é uma das grandes conquistas que temos. Há democracias mais antigas e bem estabelecidas, e há democracias mais jovens, instáveis e em formação. O direito ao voto é parte fundamental do sistema democrático. Quanto mais exercitamos o nosso direito, tanto mais contribuímos para o fortalecimento da democracia.

Um sistema democrático pressupõe a existência de partidos políticos diferentes. A Igreja, como instituição, não tem opção partidária. Cada pessoa tem a liberdade de fazer a sua escolha. A Igreja tem a tarefa de indicar princípios para promover o discernimento. Neste sentido, lembramos:

a) Política tem a função de promover a justiça e o bem comum, conforme Lutero escreveu no Catecismo Maior: “Precisamos de soberanos e autoridades que tenham olhos e ânimo para instaurar e manter a ordem em todos os negócios e transações comerciais, para que os pobres não sejam sobrecarregados e oprimidos, tendo que arcar com pecados alheios”.

b) A organização e a ação política definem rumos e caminhos da sociedade. Daí decorre a importância da nossa participação nos processos eleitorais. O voto é um direito e um exercício de cidadania.

c) As propostas políticas precisam ser adequadas e plausíveis para o contexto local. Diante de promessas eleitorais, é indispensável avaliar se a pessoa terá capacidade para cumpri-las e se aquilo que promete faz parte da atribuição do cargo.

d) Estarão nas prefeituras e nas câmaras da vereança pessoas eleitas com o dever de promover o bem comum. O voto é de grande importância, mas também é necessário o monitoramento do exercício dos mandatos. Assim, será preciso manter a vigilância nos próximos quatro anos.

e) O compromisso com a democracia e a liberdade de expressão é fundamental para quem se candidata e para quem vota. Democracia requer diálogo e respeito a quem pensa e se expressa com entendimento distinto. Dialogar ajuda a compreender, promove crescimento e é uma atitude cristã.

f) Notícias falsas, chamadas FakeNews, têm a intenção de obter vantagem pessoal ou prejudicar alguém. É necessário tomar cuidado com notícias falsas sobre candidatas e candidatos. Notícia falsa é uma mentira, e não podemos ser coniventes com ela. Nosso compromisso é com a verdade e a justiça (Efésios 6.14).

Oração pelas Eleições 2020

Bondoso Deus, estamos novamente em período eleitoral. Ajuda-nos a ter um processo eleitoral transparente, justo e pacífico. Dá-nos sabedoria para escolher propostas que promovam vida digna para todas as pessoas e cuidado com a tua Criação.

Concede-nos o entendimento e a alegria de saber que, ao votar, estamos contribuindo para o bem comum, a justiça social e econômica.

Ajuda-nos a praticar o bem, segundo o ensinamento de Jesus e a tua vontade, pela força do teu Santo Espírito. Amém!

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×