Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Carlos Mesters é homenageado em Seminário sobre memória da Ditadura

Carlos Mesters é homenageado em Seminário sobre memória da Ditadura
Carlos Mesters é homenageado em Seminário sobre memória da Ditadura
2 de julho de 2013 Centro de Estudos Bíblicos

A Memória do Compromisso e o Compromisso da Memória. Assim poderia ser resumido o Seminário Memória e Compromisso, que teve por objetivo relembrar a atuação dos cristãos no processo de anistia política e de redemocratização do Brasil durante o período de 1964 a 1988.

O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de junho de 2013, no Centro Cultural de Brasília (CCB) e foi organizado pela CBJP (Comissão Brasileira de Justiça e Paz), organismo vinculado à CNBB. Estiveram presentes convidados/representantes da Igreja Católica (CRB, Cáritas, CPT, CIMI, IBRADES, CBJP, CNBB, PJ) e cristãos/ãs das Igrejas Metodista, Anglicana e Luterana.  Jovens estudantes, membros da Comissão Nacional da Verdade, representantes do Conselho Mundial de igrejas (CMI) e do CONIC também participaram. O CEBI se fez representar pela Equipe do Planalto Central, por integrantes do CEBI-GO e por Frei Carlos Mesters.

Mereceu destaque interação da chamada "velha guarda", que vivenciou o período da Ditadura Militar, com a grande quantidade de jovens presentes.

Foi um encontro com pessoas que, compromissadas com a luta por democratização na política e na sociedade, fizeram e fazem a história deste país. Foram momentos profundos, com testemunhos marcantes de dor de pessoas que sofreram durante a ditadura militar, como as falas dos convidados dom Antônio Celso de Queiroz e Anivaldo Padilha, representante da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

E foi bonito perceber como o CEBI ajudou nesse processo, com o método da Leitura Popular da Bíblia, para abrir janelas e portas para clarear e arejar a vida, segundo testemunhos de pessoas que partilharam à mesa. Frei Carlos Mesters esteve presente na história e na partilha à mesa, nos motivando à continuar nessa Leitura. No final, Zé Vicente fez uma linda homenagem ao Frei Carlos Mesters, com a música "Abre a janela meu bem".

Conheça os escritos de Carlos Mesters.