Espiritualidades

A páscoa de Jesus em tempos de pandemias que ameaçam a vida.

Enquanto escrevo, olho para o relógio à minha frente, são 12h35 nesta, Sexta-feira Santa de 2020. Nesse instante meu olhar se volta para a Jerusalém do ano 33 da nossa era. Vejo Jesus de Nazaré pregado na cruz. A dor dilacera a sua alma. O nazareno vive, na plenitude da vida, a realidade violenta do Gólgota, o monte chamado Caveira. Ele tem absoluta consciência de que está fazendo a grande travessia. Sabe que seu corpo físico descerá ao útero da terra. A esperança é o alimento que mantém a lucidez da sua mente no meio do caos produzido pelos agentes da morte. Porém, a tortura que destrói o seu corpo não é capaz de lhe roubar a certeza de que descerá ao útero da Terra, como semente. No final a força da vida haverá de vencer a morte e suas estruturas de destruição.

Em tempos de COVID-19, o mundo humano faz também uma grande travessia. O mundo da natureza, no entanto, descansa. A Terra aproveita a cessação momentânea da exploração predatória que vinha destruindo a sua vitalidade para curar-se. A páscoa do Senhor é também a páscoa da Terra que se ressignifica na luta pela vida nesse tempo de pandemia. Assim, a esperança pascal floresce de novo, fundada no nascimento do novo ser humano originado no homem de Nazaré, Jesus Cristo, o nosso salvador.

A luta pela vida não cessa na cruz, pelo contrário, nela se inicia a grande reação da resistência humana contra todas as formas de morte e destruição da vida! Na páscoa de Jesus a potência do Amor se manifesta como suprema fonte de solidariedade com todos os seres viventes e, neste palco da existência, o mundo humano recebe o convite do autor da vida para uma profunda reconciliação com mundo da natureza onde, o Amor criador pulsa a todo instante como fonte de cura para todas as pandemias que ameaçam a vida.

Enfim, agora são 15h10 da tarde, estou finalizando meu escrito pascal. Outra vez volto meu olhar para o salvador, seu coração explode em dor e solidariedade amorosa pela vida. Sua última força física traduz-se num grito de liberdade que ecoou por todo o universo criado. Mateus descreve, com riqueza de detalhes, a grandeza e o resultado redentor do gesto da cruz:

Aí Jesus deu outro grito forte e morreu.

Então a cortina do Templo se rasgou em dois pedaços, de cima até embaixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Os túmulos se abriram, e muitas pessoas do povo de Deus que haviam morrido foram ressuscitados e saíram dos túmulos. E, depois da ressurreição de Jesus, entraram em Jerusalém, a Cidade Santa, onde muitos viram essas pessoas.

O oficial do exército romano e os seus soldados, que estavam guardando Jesus, viram o terremoto e tudo o que aconteceu. Então ficaram com muito medo e disseram: —De fato, este homem era o Filho de Deus! (Mateus 27:50-54).

A páscoa de Jesus é também a nossa páscoa. Vamos, pois, celebrá-la juntos e juntas como fonte de inspiração permanente para defender da vida de todos os seres viventes e a saúde da nossa casa comum, até que Ele venha. Amém.

Wilkens Lenon, Pr. 10/04/2020.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×