CEBI em destaque

Somos Terra, Sementes e Rebeldia:I Oficina de Leitura Popular da Bíblia do CEBI/MG.

SOMOS TERRA, SEMENTES E REBELDIA: I OFICINA DE LPB DO CEBI-MG.

O mineiro de Cordisburgo, Rosa das Veredas dos grandes sertões, dizia que por cativa do seu destinozinho de chão é que a árvore abre tantos braços. Porque nossa vida é pouca , a luta é tanta e nossa tradição de rebelião e levante vem de longe é que escancaramos nosso peito para, em ritmos de sístole e diástole, concentrar e espalhar sangue e sonho: de Povo, de América Latina, de leitura Popular da Bíblia, de Leitura Permanente da Vida: I Oficina do CEBI-MG.

O canto só tem sentido se palpita nas veias. Para tanto, todos nós, facilitadores, oficineiros/as, num verdadeiro mutirão de Fé e Vida, tecemos, tramamos, conspiramos místico-política, espiritualidade-militância, Evangelho e Revolução, combate e profecia. Reafirmamos que uma leitura (da Bíblia, do mundo, de tudo) é tanto mais compreendida quanto mais inserida num contexto (de quem escreveu e de quem lê). Neste sentido, reabitando nossas raízes camponesas e indígenas, decidimos construir este caminho comum – calle 13, caminho 13, dos 13os, ninguéns, esquecidos, das Dinás e Madalenas apagadas/silenciadas – sentindo e pensando com os pés e mãos.

A partir de baixo, com os de baixo, nossa opção foi a de coletivizar nossas vozes, práxis, pelejas, experiências, vivências… Foram 30 sessões síncronas de exercício soberano de (contra)leitura de narrativas e fatos que sacramentam abusos, injustiças e atropelos. Encontros semanais que nos reeducaram para a reflexão dialógica, a sensibilidade, para a beleza.

Do ventre da terra, dos nossos territórios, colados às lutas populares, celebramos o Divino dos mistérios da Vida, nossas lendas e mitos, nossos recordos, a sabedoria ancestral acendida na noite escura de austericídio liberal e morte dos pobres pela lógica burguesa-capitalista de poder, lucro e violência. Luminosidade que radia e nos incita a marchar por outro Poder, o Popular: nada é impossível de mudar… credo de Esperança encarnado no compromisso radical de transformação.

Somos sementes: crescimento que levanta e faz crescer toda uma estrutura, que expande e gera conexões profundas – mesmo que virtuais – entre mundos: de la Tierra del Fuego à Ilha do Marajó, acostando as águas claras do Mediterrâneo. É força de alegria, mas também de tristeza, de amor, desamor: rimos, desobedecemos aos nossos ais, partilhamos nossas penas.

Em rebelde fidelidade, reunimos sujeitos, temas, movimentos comunitários, a realidade que toca a vida concreta e real das maiorias exploradas e oprimidas, dos trabalhadores/as, da mulherada, dos pretos, dos Povos tradicionais, recuperando e potenciando nossa capacidade de insurgência, transgressão, mobilização e organização contra a hegemonia cristofascista que nos quer calados, moderados e mortos.

Só a resistência garante a História: seguiremos conjugando sentimentos, Utopia e razão crítica, empunhando alto a memória dos vencidos, colocando nossos corpos, emprestando nossos punhos e ombros para derrubar todas as cátedras, altares, muros e cercas que nos roubam a Palavra. Só assim, edificaremos nos escombros, a alternativa do futuro que vence os de terno, estola e de coturno, que supera o inferno e assalta o céu para – aqui e agora – revolucionar e libertar. E ser revolucionário/a é ser humano.

Pelo CEBI/MG:  Denis Wilson

ASSESSORIA: Maria Soave, Nancy Cardoso, Anna Maria e Sandro Gallazzi, José Luiz Gonzaga, Ieda Santos, Julieta Amaral, Maricel Mena-López, Gilvander Luís.

Para visualizar a partilha/memória, luz e força do significado do que foi esta caminhada da LPB, é só  clicar  no  Link abaixo:

https://padlet.com/00350220/oficinalpb/

OFICINEIR@S:

    

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO CEBI/MG.

Fonte: site do CEBI Minas Gerais

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×