CEBI em destaque

CEBI-RS: Seminário discute violações de direitos no campo e na cidade

De 27 a 29 de agosto, o seminário Financeirização da natureza: violações de direitos contra Povos e Territórios reunirá, em Porto Alegre, quilombolas, indígenas, famílias de produtores agroecologistas e outras comunidades e povos tradicionais de todo o Rio Grande do Sul para debater o processo de mercantilização dos bens naturais, que ameaça áreas biodiversas e suas populações.

A financeirização da natureza envolve medidas de privatização do ambiente natural com a justificativa de protegê-lo. Práticas próprias da economia de mercado, que envolvem o incentivo em dinheiro como principal política para preservação e mantêm populações desassistidas, vêm se tornando cada vez mais comuns no Norte do Brasil e, agora, começam a afetar também as dinâmicas das comunidades do Sul do país. O fenômeno, capitaneado por grandes corporações com a conivência dos governos, afronta o direito coletivo ao ambiente saudável e ao livre acesso a ar, água e solo despoluídos, culminando com a expulsão de famílias das terras que historicamente habitam e conservam.

O evento ocorrerá na Casa de Retiro Vila Betania (Rua da Gruta, 230, Bairro Glória). Além das reuniões e conferências, haverá espaço para trocas de produtos, confraternizações e apresentações musicais. Ao final do seminário, os encaminhamentos apontados pelos diferentes grupos de trabalho serão reunidos e publicizados. A participação será restrita às convidadas e convidados. Jornalistas interessados em cobrir as mesas e grupos de trabalho podem entrar em contato com a assessoria de comunicação do evento a fim de acertar o acesso às atividades.

O seminário é iniciativa de um coletivo de entidades formado em 2017 com o objetivo de discutir e mapear conflitos ambientais no Rio Grande do Sul. A atividade é realizada por Amigos da Terra Brasil, Cáritas Brasileira – Regional RS, Projeto Pampa da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Movimento Roessler, Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), em parceria com o Grupo Carta de Belém e o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS).

As atividades têm o apoio da Amigos da Terra Internacional/Sociedade Sueca, Fundação Luterana de Diaconia e Fundação Heirich Böll. O evento também contará com a presença de representantes de movimentos sociais, entidades ambientalistas e de direitos humanos do estado, que auxiliarão na sistematização das propostas, além de pesquisadoras e pesquisadores.

Enviado por Débora Gallas Steigleder, Jornalista.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×