CEBI em destaque

O CEBI e a superação da violência homofóbica e de gênero

O CEBI e a superação da violência homofóbica e de gênero

De 02 a 15 de fevereiro, estiveram reunidas 30 pessoas participando de mais um curso nacional de capacitação em leitura feminista da Bíblia promovido pelo CEBI. O encontro foi realizado no Instituto Pio XI, no Alto da Lapa em São Paulo.

Com a presença de 7 homens e 23 mulheres, realizamos este curso, pois acreditamos que a leitura feminista da Bíblia não é somente uma questão de sexo ou de estudo intelectual. É, sobretudo, é uma postura política na promoção de relações igualitárias, com vista à transformação social para outro mundo possível, necessário e urgente.

Participaram representantes dos núcleos do CEBI de 17 estados brasileiros, além de pessoas da Costa Rica e da Holanda. Quanto às tradições cristãs, estiveram presentes pessoas das igrejas anglicana, presbiteriana independente, católica romana, luterana, metodista, menonita e reformada da Holanda.

O objetivo fundamental deste curso é que a leitura popular e feminista da Bíblia colabore na construção e no sustento de relações de gênero não alicerçadas na violência.

Esta era a expectativa das/dos participantes em relação ao curso:

• Apropriar-nos do método de leitura popular da Bíblia nas relações de gênero;
• Sermos capazes de praticar a facilitação da reflexão nos grupos locais;
• Engajar-nos nas lutas populares pela equidade de gênero, direitos humanos e reprodutivos, bem como pela superação da violência homofóbica.

Em duas semanas, abordou-se o método, esclareceu-se o vocabulário e retomou-se a história da hermenêutica feminista. Na sequência, experimentou-se essa ferramenta de interpretação em textos bíblicos do Primeiro e do Segundo Testamentos. Por fim, tratou-se da história da interpretação bíblica na Igreja, da eclesiologia e da formação do cânon da Bíblia.

Assessoraram o encontro: Maria Soave Buscemi, Paulo César Ueti, Odja Barros Santos, Janeide Lavor da Silva e Rezende Bruno de Avelar.

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×