As ameaças que pairam sobre a educação pública em Goiás provocam muitas reações. Acomodar-se é a maior delas. Porém, trememos de emoção frente as iniciativas da juventude na luta e na defesa da educação no Estado de Goiás, a exemplo dos jovens de São Paulo. Eles/elas venceram as barreiras e muros do isolamento e saíram nas ruas, ocuparam as escolas e acordaram em nós o melhor, na luta pelo Bem Comum.
Nossa Gratidão!!!
Esse movimento da juventude nos enche de esperança e nos coloca a seu lado, temos certeza que esta luta garante o futuro de muitos outros jovens. Privatizar fere nossa constituição e impede o acesso à educação; coloca as escolas ainda mais dentro do sistema que privilegia direitos a um grupo restrito.
Apoiar estes movimentos da juventude de Goiás e de São Paulo, nesta luta por educação, nos convoca a sair dos espaços cômodos e de isolamento, e a entrar na luta por garantir os direitos já conquistados. Por isto, dizer não ao Governador e ao seu projeto de privatização da saúde, educação e de todos os direitos sociais
que foram conquistas de anos.
Nesta luta precisamos estar juntos: organizações da sociedade civil, famílias destes jovens, pais, professores e professoras. Juntos/as e somente assim podemos reverter estas políticas. Acreditar que somos nós que fazemos a POLÍTICA o cuidado com a vida e a atenção as necessidades de todas as pessoas. Neste movimento queremos nos juntar. Lemos estarrecidos a nota de apoio do Conselho de Juventude do Estado de Goiás ao Governador e manifestamos nossa preocupação com um conselho que deveria assumir as lutas com a juventude e se manifestam contrário a ela. Por outro lado, merece destaque o Conselho Municipal de Juventude que assume com coragem a sua função na defesa dos interesses da juventude e do bem comum, como é a educação.
Convidamos as pessoas e os grupos a assinarem esta nota de apoio ao movimento da juventude na defesa da Educação Pública e de qualidade. Ocupar e resistir sempre porque os direitos se conquistam!
Goiânia, 15 de dezembro de 2015.
Observatório Juventudes na Contemporaneidade
Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude
Proafro – Programa de extensão da PUC/Goiás
Conir – Conselho de Igualdade Racial do Estado de Goiás
REJU – Rede Ecumênica de Juventude
Centro Cultural Cara Vídeo
Escola Profissional Familiar Rural de Mecubúri – Nampula – Moçambique
CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – Goiás
MAC – Movimento de Adolescentes e Crianças
CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil – Goiás
Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil
Cáritas Brasileira
Curso de Verão – Goiânia- Goiás
IBRACE – Instituto Brasil Central
Irmandade dos Mártires da Caminhada
PJ- Pastoral da Juventude Nacional
PJ- Pastoral da Juventude do Regional Centro Oeste
PJMP- Pastoral da Juventude – Vida e Juventude – Brasília/DF
CEA- Centro de Estudos e Assessoria- Brasília/DF
Fórum Goiano de Economia Solidária