CEBI em destaque

“Não nos conformemos ao esquema deste mundo!” Rm 12,1-2 – Lema da próxima assembleia do CEBI

O conselho Nacional do CEBI, composto por seis pessoas representantes dos regionais e três da direção, esteve reunido entre os dias 18 a 20 de agosto, em Samambaia Sul, Brasília, DF,  com a carinhosa acolhida de Simone Furquim Guimarães (CEBI-DF), que todos os anos abre sua casa e seu coração para receber o Conselho Nacional.

Dentre os assuntos da pauta estava a partilha da caminhada dos regionais, um momento de conversa sobre a conjuntura nacional e informes gerais.

Este ano o CEBI realizará sua 21ª Assembleia Geral Ordinária, nos dias 02 a 04 de novembro, em Brasília, DF. O lema será “Não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas…” (Rm 12,1-2). A preparação desta assembleia foi o principal ponto de pauta desta reunião. O “mas….” ao final do lema é proposital, pois tem a função de ser provocativo.

O texto bíblico selecionado é fruto de longa reflexão de Paulo (apresentada nos capítulos anteriores), na qual questiona esquemas (o greco-romano; o judaico; o do cristianismo judaizante; a chamada barbárie; a escravidão…). Os esquemas – formas, para Paulo, equivalem a ídolos. A graça de Deus que se manifesta em Jesus nos transforma. Quando Paulo afirma “não vos conformeis com este mundo”, convoca-nos a não aceitarmos estas formas. Qual a maneira, qual a forma em que devemos viver? Precisamos nos conformar a Cristo, que, pela graça nos justifica.

Ainda sobre o texto de Paulo, há três questões a partir de sua leitura de Romanos quer precisam ser refletidas: a) a questão inter-religiosa (havia crise nas comunidades romanas entre cristãos/as vindos/as do judaísmo e grupo vindo da gentilidade, inclusive em função do processo migratório); b) a carta é dirigida a comunidades empobrecidas da periferia de Roma (é possível que pelo menos algumas comunidades vivessem em espécies de cortiço nos bairros periféricos da cidade) – para Paulo, o pecado (em grego hamartia), usado no singular, é a estrutura do Império que gera pobreza e exclusão; c) a relação entre cristãos e judeus (o judaísmo se tornara uma estrutura que oprime). Não devemos ler a carta a partir da teologia ou da moral, mas a partir do contexto em que foi escrito: o império romano. Paulo conta com a ajuda dos/as pequeninos/as para levar adiante seu projeto: fazer com que o Evangelho aos confins a terra.

Os 500 anos da Reforma Protestante, celebrados em 2017, são um constante chamado a “não nos conformarmos aos esquemas deste mundo”. Os estados são estimulados, em suas assembleias locais, a estudarem o tema em conjunto com a celebração da Reforma, inclusive como forma de superação dos fundamentalismos. Nesses meses, os estados estão indicando seus representantes à Assembleia Nacional, bem como iniciando a indicação de candidatos/as para a eleição da gestão 2018-2020.

Esta é a última reunião deste Conselho da gestão 2015-2017 que estava assim constituído:

  • Martha Bispo – Diretora Nacional
  • Western Clay Peixoto – Diretor Adjunto
  • Luís Sartorel – Diretor Adjunto
  • Adriana Amorim Fernandes – Representante Regional Nordeste
  • Amarildo Rodrigues Monteiro – Representante Regional Centro-Oeste
  • Lúcia Dal Pont Sirtoli – Representante Regional Sul
  • Maria da Conceição Evangelista de Souza – Representante Regional Norte
  • Maria de Fátima Castelan – Representante Regional Sudeste
  • Nilva Cardoso Baraúna – Representante Regional Amazônico
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×