Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

21ª Assembleia Nacional do CEBI: Informes gerais

21ª Assembleia Nacional do CEBI: Informes gerais
11 de maio de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
21 Assembleia Nacional do Centro de Estudos Bíblicos CEBI 2017

Estimadas/os irmãs e irmãos das
Coordenações Estaduais do CEBI

É com alegria que nos dirigimos a vocês para repassar informações a respeito de nossa próxima Assembleia Nacional. Solicitamos de todas e todos a leitura atenta e o maior envolvimento possível no processo preparatório.

Dado o momento político de nosso país, muita gente corre o risco não só de desanimar, de aceitar a situação como sendo a única possível, mas também de se “conformar”, adaptando-se à lógica deste mundo. Para que não deixemos os sonhos adormecerem, para que sigamos alimentando a profecia e buscando coletivamente caminhos novos, somos convidadas e convidados a dizer:
“Não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas…” (Rm 12.1-2).

À luz desta convocação profética, extraída da carta aos Romanos, no ano em que celebramos os 500 anos da Reforma, façamos nosso processo preparatório rumo à 21ª Assembleia Nacional do CEBI.

Data

02 a 04 de novembro de 2017. A Assembleia terá início às 14h00 do dia 02 com a celebração de abertura. O encerramento será às 16h00 do dia 04.

Local

Centro Cultural Missionário – CCM
SGAN 905 – Brasília/DF. Telefone: (61) 3274-3009

Texto bíblico inspirador

Rm 12.1-2

Lema

“Não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas…” (Rm 12.1-2) 

 Tea Frigerio e Clay Peixoto nos ajudaram com uma reflexão preparatória, que acompanha essa carta (confira o Texto Motivador – Anexo 01).

Identidade Visual

21 Assembleia Nacional do Centro de Estudos Bíblicos CEBI

A identidade visual para a 21ª Assembleia Nacional do CEBI foi criada pelo artista Artur Sanfelice Nunes. Confira sua contextualização:

Fiquei um tempão refletindo sobre como trabalhar a questão do “sair do molde”, e “retirar as máscaras” e como sintetizar essas transformações. Também não queria retratar pessoas reais, dar um “rosto” a essas questões que são muito pessoais e que, fazendo assim, corriam o risco de não serem percebidas como dirigidas a todos e todas que vissem o material. 
Assim, depois de vários estudos, cheguei a uma representação mais sintética de 2 pessoas, homem e mulher, que saem de seus moldes. As pessoas são representadas por sólidos e linhas que se complementam e os moldes são idênticos aos pictogramas das portas de banheiro (que não representam ninguém e que mesmo assim tentam abarcar a diversidade/multiplicidade das pessoas). A explosão que acompanha esse sair do molde é a representação da ação libertadora de Jesus e seu Evangelho. 
A solução para a questão de ainda colocar a Reforma Luterana nesse contexto tão complexo foi a de fazer literalmente uma citação à data, com elementos similares aos utilizados nas publicações das comemorações e no selo comemorativo.

Coordenação da Assembleia

A equipe responsável pela coordenação da Assembleia será composta por: Martha Bispo, Luís Sartorel, Lucia Dal Pont e Adriana Amorim.

Assessoria

– Análise de conjuntura: Daniel Seibel

– Reflexão Bíblica: Tea Frigerio e Clay Peixoto.

Participantes

São membros da Assembleia, com direito a voz e voto: uma pessoa de cada estado, os membros do Conselho Nacional e pessoas associadas.

Quanto às pessoas a serem indicadas como representantes estaduais, lembramos que o processo de escolha deve ser feito em Assembleia Estadual e que é importante a redação de um documento que registre essa escolha (ata ou relatório da Assembleia Estadual). O documento deve ser enviado junto com a Ficha de Inscrição (Anexo 03) ou preenchido na ficha online. Cada Estado é responsável pelas despesas de viagem de seu/sua representante. A Secretaria Nacional viabilizará os recursos para as despesas de hospedagem.

Os Conselhos de Igrejas (CONIC e CLAI), alguns organismos ecumênicos parceiros e agências apoiadoras também são convidadas e convidados.

Processo preparatório

  1. Seguem algumas perguntas com o objetivo de nos ajudar no processo preparatório (vejam o Anexo 2Avaliação do Triênio). Solicitamos à Coordenação Estadual o carinho de respondê-las de forma coletiva, ouvindo, sempre que possível, os grupos das sub-regiões. As respostas devem ser enviadas até o dia 15 de julho para a Secretaria de Articulação e Intercâmbio ([email protected]) ou inseridas no formulário online. Em sua próxima reunião, o Conselho Nacional analisará com atenção as respostas. Com a contribuição de todos/as, a Assembleia será bem mais proveitosa.
  2. Desde já, convidamos cada grupo a se debruçar sobre o texto de Rm 12.1-2. Além do subsídio a ser enviado, pessoas e grupos também são convidadas a partilhar suas descobertas a partir do texto.
  3. Como a Assembleia será também eletiva, estimulamos os estados a começarem a conversar sobre nomes, tanto para a Direção Nacional como para a representação regional no Conselho Nacional. Em agosto, será composta uma comissão eleitoral que enviará mais informações.
  4. Enviamos também o Estatuto e o Regimento Interno do CEBI (Anexos 04 e 05). Solicitamos especial atenção aos artigos 13 a 16 do Estatuto.

Fazendo votos de que esse seja um rico processo preparatório, despedimo-nos reafirmando o convite: “Não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas…”.

Um abraço caloroso.

Martha Isabel Furtado Bispo
Diretora Nacional do CEBI

 

Em preparação à XXI Assembleia Nacional do CEBI, todos os estados foram convidados a responder um instrumento de avaliação (autoavaliação dos estados / avaliação do desempenho do Conselho Nacional no período 2015-2017 / bem como a atuação do CEBI nos eixos “Juventudes” e “Justiça Socioambiental”. Confira a síntese das respotas clicando aqui.

 

Anexos

  1. Texto Motivador
  2. Questionário de avaliação sobre o triênio
  3. Ficha de Inscrição
  4. Estatuto
  5. Regimento

Identidade Visual (arquivos para impressão)

  1. Arte para Cartaz
  2. Arte para Caderno
  3. Arte para Caneca