CEBI em destaque

XXI Assembleia Nacional do CEBI: um chamado para a mobilização!

No dia dois de novembro foi realizada a abertura da Assembleia Nacional do CEBI, na cidade de Brasília, DF. Reunindo 50 pessoas de 26 estados do Brasil, o tema que motivou o encontro foi o texto bíblico “não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas…” (Rm 12.1-2).

Com o intuito de transformar a realidade de opressão, violência e ódio que os movimentos sociais enfrentam no país, a assembleia se deu com o intuito de instigar o povo do CEBI a perseverar na Leitura Popular da Bíblia e na caminhada de resistência política e social.

“Que bom que você veio”

A celebração inicial foi um momento de reencontro entre os e as integrantes dos estados. O canto trazia a mensagem: “que bom que você veio”. E foi assim que o dia começou nas instalações das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Entre os abraços de boas vindas e as intenções de fraternidade, foi iniciada a vigésima primeira Assembleia Nacional.

Para início de conversa houve as apresentações das pessoas presentes, momento no qual foram conhecidos os rostos do CEBI nas regiões. As pessoas que atuam na base. Foram elas que montaram de forma colaborativa o mapa do Brasil, apresentando as situações dos estados. Como um grande panorama das diferentes realidades brasileiras, os/as participantes tiveram a oportunidade de tomar conhecimento, através das experiências trazidas pelos/as colegas, das situações de perda de direitos e de retrocesso vividas no país.

Logo após a montagem do mapa das regiões com as perspectivas a serem superadas, vieram as realizações do CEBI nos estados que fizeram a diferença na caminhada de resistência aos golpes diários contra os direitos humanos. Várias atividades trazidas pelo grupo foram motivo de esperança, pois cada um e cada uma pode ver que a mobilização segue acontecendo nas bases e nos grupos de leitura bíblica.

Reflexão do texto motivador

Seguindo a programação, Martha Bispo, Diretora Nacional do CEBI, compartilhou sua experiência como leitora, trazendo a lembrança sobre o Livro dos Abraços de Eduardo Galeano onde, em um dos poemas apresentados, o autor fala sobre “o papel do leitor”:  a forma como se apropria dos textos que lê, se mistura com o modo de viver da pessoa. Aquilo que ficou marcado na leitura faz-se texto vivo e transformador. A partir dessa imagem, Martha evocou o texto motivador da Assembleia, escrito por Clay Peixoto e Tea Frigerio:

“depois de todas as leituras que fizemos nas assembleias regionais e nos grupos, esse texto não é mais só do Clay nem só da Tea, o texto é nosso, o texto é meu”.

E assim, acompanhada do Conselho Nacional, a diretora fez a leitura do texto motivador para todos/as presentes, e finalizou: “essa assembleia é um marco de revisão de nossa forma, para sermos sempre mais”.

Frei Carlos Mesters, um dos fundadores do CEBI, fala com os/as presentes sobre seu novo livro, Levitas.

Momento da Reforma

Clay Peixoto fez a lembrança da passagem dos 500 anos da Reforma Protestante, que foi comemorado dois dias antes da assembleia, no dia 30 de outubro. O Salmo 46, “Deus é forte e bom”, foi entoado com alegria. Conhecida como Castelo Forte, a canção foi escrita por Martinho Lutero.

Luiz Dietrich, de Santa Catarina, aproveitou o momento para lembrar que precisamos fortalecer os diálogos entre as denominações religiosas, pois “nas coisas ruins nós somos muito ecumênicos”, já para as questões da resistência, o povo se segmenta. Para exemplificar, ele citou a união da bancada da bíblia em projetos conservadores como o veto da cartilha sobre gênero e sexualidade nas escolas públicas, e também a votação sobre o ensino religioso na educação (que na realidade desvirtua uma leitura diversa e popular da bíblia, priorizando a versão conservadora e colonizadora da vida).

Pensar política para viver com fé

Daniel Seidel foi convidado para colaborar com as reflexões do primeiro dia do encontro. Daniel é educador popular, membro da Comissão Justiça e Paz da CNBB e Coordenador do grupo Vida e Juventude, que realiza projetos sociais com grupos de jovens da periferia.

Apresentando um cenário dos esquemas vigentes no campo sociopolítico do país, o assessor frisou: “vivemos num estado de exceção, vivemos uma ditadura”. E essa ditadura pós-democrática, segundo Daniel, é mais traiçoeira que aquela imposta durante o regime militar pois “é a ditadura dos juízes”, aquela que com aparência de legalidade impõe violência e ódio às minorias (mulheres, juventude, negros e negras, povos originários e quilombolas, moradores em situação de rua, pessoas do campo, etc…).

Rafael, representante do CEBI de Alagoas, trouxe uma fala importante para o contexto em questão:

“A leitura da bíblia (nesse momento político) tem um papel muito importante que é a retomada da luta dos povos”.

Sobre essa relação da bíblia com a realidade, Ulisses, representante da Paraíba, destacou a importância de estar presente na vida do povo: “a gente precisa estar com, a gente precisa conhecer, tocar”. Também lembrou que a proposta do Bem Viver faz cair por terra a cultura do desenvolvimento, “e dá lugar ao envolvimento”, destacou Ulisses, que partilhou suas experiências transformadoras no trabalho com jovens.

Fechamos o primeiro dia da assembleia, que segue até o sábado (dia 4 de novembro), com uma palavra: MOBILIZAÇÃO!

Daniel encerrou o encontro destacando a importância de nos conectarmos, e de fortalecermos a esperança, pois é assim que a leitura bíblica tem sentido: através da mobilização e do engajamento popular.

Sigamos!

Veja a galeria de fotos do evento.

Daniel durante sua fala no evento.

Fonte: Comunicação CEBI, 02/11/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×