CEBI em destaque

CEBI-MS: Dorcelina vive! Dezoito anos do martírio

DORCELINA VIVE!

Uma mulher…
Uma mãe
Uma cidadã!

Ao lado de outros movimentos sociais, o CEBI-MS recorda neste 30 de outubro, os 18 anos do assassinato de Dorcelina Folador, assassinada por um pistoleiro na varanda de sua própria casa, em Mundo Novo, sul de Mato Grosso do Sul.

Liderança juvenil forjada nas comunidades eclesiais e no MST, portadora de deficiência física em função de poliomielite, Dorcelina chegou à prefeitura de Mundo Novo enfrentando fortes estruturas do latifúndio e do coronelismo financeiro da região.  Solidária com seu povo, nunca se curvou frente às ameaças.

Leitura Popular

Corajosa, persistiu em implantar mudanças. Tinha o seu jeito duro de falar, mas quando questionada dizia: “se não for assim em Mundo Novo, não dá para se governar”. Sabendo dos riscos que corria, falava sempre:

“porque sou mulher, não querem me ouvir?”

Sempre próxima do CEBI, Dorcelina fez da Leitura Popular da Bíblia a sua escolha de vida. Afirmava que se sem espiritualidade e oração, não suportaria a pressão e as ameaças. Sua vida foi doação sem fim na luta pelos mais lascados. Foi colhida desta grande luta no dia 30 de outubro de 1999, aos 36 anos de idade, mesmo ano em que recebeu o prêmio Marçal de Souza, concedido a pessoas defensoras dos direitos humanos.

Dorcelina semente plantada! O seu sangue continua a nos dar forças para continuarmos a luta. Poderão pisar e arrancar as flores, mas nunca deterão a primavera!

Fonte: Pelo CEBI-MS, Amélia Hakme Romano, 30/10/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×