Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Frei Carlos Mesters e Dom Waldyr abrem Seminário Bíblico de Volta Redonda 2010

Frei Carlos Mesters e Dom Waldyr abrem Seminário Bíblico de Volta Redonda 2010
Frei Carlos Mesters e Dom Waldyr abrem Seminário Bíblico de Volta Redonda 2010
27 de outubro de 2010 Centro de Estudos Bíblicos

O Seminário Bíblico do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos de Volta Redonda (CEBI) contou com assessoria do biblista, Frei Carlos Mesters e do bispo emérito Dom Waldyr Calheiros na primeira etapa e abertura do evento, que reuniu cerca de 500 pessoas no teatro Santa Cecília em Volta Redonda, contando com a participação do bispo diocesano Dom João Maria Messi (OSM), que congratulou Dom Waldyr e Carlos Mesters pelo vigor de trabalhar em prol do Reino de Deus sem cessar.
Carlos Mesters é fundador do CEBI e recordou o nascimento da organização da entidade que desenvolve um método popular do estudo bíblico que se espalhou pelo Brasil e alguns países da América Latina e Europa.
"O CEBI nasceu aqui, em Arrozal para despertar a leitura e articular o povo em defesa da vida, anunciando o Cristo, procurando respeitar o texto bíblico, vendo a realidade, lendo sem manipular a mensagem, pois abrimos a bíblia comunitariamente, conforme os discípulos de Emaús, que perceberam a presença de Jesus em seu meio e saíram em missão para anunciá-la", disse Carlos, lembrando dos cursos realizados pelo CEBI no país e a atual estrutura organizativa em nível nacional e regional. "Nosso primeiro Curso aconteceu em 20 de julho de 1979, em Angra do Reis, porque o povo queria um lugar mais acessível e que ficassem a vontade. Era uma data especial, Dia do Profeta Elias e recordo como se fosse hoje, contamos com a presença de Dom Waldyr, Dom Luis, que veio de ônibus da Arquidiocese de Vitória especialmente para o encontro e pastor Iranildes. Depois deste curso foi se desenvolvendo em várias cidades do país. O importante que sempre levamos em conta é que nosso objetivo não é apenas conhecer a bíblia, mas a nossa própria vida e a realidade do povo sofrido", explicou Mesters.
Dom Waldyr Calheiros destacou os benefícios que o CEBI proporcionou ao longo de 30 anos para as dioceses que o acolheram como uma riqueza para o estudo e prática da palavra de Deus.
"O Concílio Vaticano II abriu a Bíblia e criou perspectivas para o laicato avançar na missão de praticar e entender a palavra de Deus e sua realidade. É um trabalho extremamente necessário nas dioceses, comunidades eclesiais que precisamos sempre estimular", disse Dom Waldyr.
Convidado para falar sobre o movimento Resgate da Paz, padre Juarez Sampaio fez uma comparação com o valor dos grupos de reflexão e de base que fortalecem e criaram as comunidades eclesiais pela diocese em relação aos desafios da luta contra a violência, drogas e os problemas sociais da região, que de acordo com ele vem crescendo e carecendo de atitudes mais eficazes de prevenção.
"Os índices de homicídios continuam alarmantes e esse ano já passa de 50, pois já em alguns anos chegaram até a 300 pessoas mortas na região. Isto não é normal e precisamos unir as forças para combater o mal a qualquer custo", avaliou Juarez.
Um dos organizadores do seminário e coordenador do CEBI/VR, Valdeci de Oliveira, o Biro disse que o evento veio coroar as iniciativas dos diversos grupos de base que trabalham no dia-a-dia.

"O seminário bíblico está sendo visto a partir da ótica dos pobres, sem perder de vista o carisma do povo de Deus que se encontra em nossas Comunidades Eclesiais de Base". Enfatizou Maria Joaquina Fernandes Pinto, a Quininha diretora Pedagógica do Instituto Diocesano de Teologia de Volta Redonda.

"As oficinas bíblicas, também foram o grande destaque deste seminário, uma vez que para muitos participantes foi uma grande novidade aprender a ler a palavra de Deus a partir dos óculos da espiritualidade, da ecologia, da negritude, ecumenismo, do corpo, da historia e da formação do próprio povo de Deus, da leitura popular e orante da bíblia." Como enfatizou o Pastor David de Pinda-São Paulo: "É assim que se proporciona o ecumenismo de fato. Como o próprio Cristo o desejou."

"O momento celebrativo, está sendo inédito e único, não sabemos dizer se isso se repetirá novamente, mas ser testemunha viva e ocular vendo Dom Waldyr presidindo a celebração os 30 anos do CEBI e escutar a pregação de Frei Carlos Mesters sobre o publicano arrependido e o fariseu soberbo das verdades. Eram palavras de dois profetas que nos impulsionam rumo ao caminho da esperança onde a morte não tem a última palavra e sim a vida, destacou Felisbela Medeiros do CEBI-RIO."

"A professora Tereza Cavalcanti, com toda humildade nos fez abrir os olhos para os grandes gestos da vida, principalmente onde temos que ser de fato a palavra viva de Deus em pessoas, em carne e osso na nossa vida cotidiana", destacou Ilma de Carvalho coordenadora dos grupos de círculos bíblicos da cidade de Barra Mansa
"É um momento histórico realizar este evento quando o CEBI completa 30 anos de atividades. Quero agradecer os participantes do seminário, assessores e lembrar que fizemos de tudo para proporcionar um bom encontro, agradecer a equipe que se desdobrou para o sucesso da iniciativa e especialmente a nossa secretária Claudia Guimarães pois sem ela o evento não teria acontecido" disse Valdeci (BIRO), coordenador do Seminário Bíblico.