CEBI em destaque

Frei Carlos Mesters e Dom Waldyr abrem Seminário Bíblico de Volta Redonda 2010

Frei Carlos Mesters e Dom Waldyr abrem Seminário Bíblico de Volta Redonda 2010

O Seminário Bíblico do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos de Volta Redonda (CEBI) contou com assessoria do biblista, Frei Carlos Mesters e do bispo emérito Dom Waldyr Calheiros na primeira etapa e abertura do evento, que reuniu cerca de 500 pessoas no teatro Santa Cecília em Volta Redonda, contando com a participação do bispo diocesano Dom João Maria Messi (OSM), que congratulou Dom Waldyr e Carlos Mesters pelo vigor de trabalhar em prol do Reino de Deus sem cessar.
Carlos Mesters é fundador do CEBI e recordou o nascimento da organização da entidade que desenvolve um método popular do estudo bíblico que se espalhou pelo Brasil e alguns países da América Latina e Europa.
"O CEBI nasceu aqui, em Arrozal para despertar a leitura e articular o povo em defesa da vida, anunciando o Cristo, procurando respeitar o texto bíblico, vendo a realidade, lendo sem manipular a mensagem, pois abrimos a bíblia comunitariamente, conforme os discípulos de Emaús, que perceberam a presença de Jesus em seu meio e saíram em missão para anunciá-la", disse Carlos, lembrando dos cursos realizados pelo CEBI no país e a atual estrutura organizativa em nível nacional e regional. "Nosso primeiro Curso aconteceu em 20 de julho de 1979, em Angra do Reis, porque o povo queria um lugar mais acessível e que ficassem a vontade. Era uma data especial, Dia do Profeta Elias e recordo como se fosse hoje, contamos com a presença de Dom Waldyr, Dom Luis, que veio de ônibus da Arquidiocese de Vitória especialmente para o encontro e pastor Iranildes. Depois deste curso foi se desenvolvendo em várias cidades do país. O importante que sempre levamos em conta é que nosso objetivo não é apenas conhecer a bíblia, mas a nossa própria vida e a realidade do povo sofrido", explicou Mesters.
Dom Waldyr Calheiros destacou os benefícios que o CEBI proporcionou ao longo de 30 anos para as dioceses que o acolheram como uma riqueza para o estudo e prática da palavra de Deus.
"O Concílio Vaticano II abriu a Bíblia e criou perspectivas para o laicato avançar na missão de praticar e entender a palavra de Deus e sua realidade. É um trabalho extremamente necessário nas dioceses, comunidades eclesiais que precisamos sempre estimular", disse Dom Waldyr.
Convidado para falar sobre o movimento Resgate da Paz, padre Juarez Sampaio fez uma comparação com o valor dos grupos de reflexão e de base que fortalecem e criaram as comunidades eclesiais pela diocese em relação aos desafios da luta contra a violência, drogas e os problemas sociais da região, que de acordo com ele vem crescendo e carecendo de atitudes mais eficazes de prevenção.
"Os índices de homicídios continuam alarmantes e esse ano já passa de 50, pois já em alguns anos chegaram até a 300 pessoas mortas na região. Isto não é normal e precisamos unir as forças para combater o mal a qualquer custo", avaliou Juarez.
Um dos organizadores do seminário e coordenador do CEBI/VR, Valdeci de Oliveira, o Biro disse que o evento veio coroar as iniciativas dos diversos grupos de base que trabalham no dia-a-dia.

"O seminário bíblico está sendo visto a partir da ótica dos pobres, sem perder de vista o carisma do povo de Deus que se encontra em nossas Comunidades Eclesiais de Base". Enfatizou Maria Joaquina Fernandes Pinto, a Quininha diretora Pedagógica do Instituto Diocesano de Teologia de Volta Redonda.

"As oficinas bíblicas, também foram o grande destaque deste seminário, uma vez que para muitos participantes foi uma grande novidade aprender a ler a palavra de Deus a partir dos óculos da espiritualidade, da ecologia, da negritude, ecumenismo, do corpo, da historia e da formação do próprio povo de Deus, da leitura popular e orante da bíblia." Como enfatizou o Pastor David de Pinda-São Paulo: "É assim que se proporciona o ecumenismo de fato. Como o próprio Cristo o desejou."

"O momento celebrativo, está sendo inédito e único, não sabemos dizer se isso se repetirá novamente, mas ser testemunha viva e ocular vendo Dom Waldyr presidindo a celebração os 30 anos do CEBI e escutar a pregação de Frei Carlos Mesters sobre o publicano arrependido e o fariseu soberbo das verdades. Eram palavras de dois profetas que nos impulsionam rumo ao caminho da esperança onde a morte não tem a última palavra e sim a vida, destacou Felisbela Medeiros do CEBI-RIO."

"A professora Tereza Cavalcanti, com toda humildade nos fez abrir os olhos para os grandes gestos da vida, principalmente onde temos que ser de fato a palavra viva de Deus em pessoas, em carne e osso na nossa vida cotidiana", destacou Ilma de Carvalho coordenadora dos grupos de círculos bíblicos da cidade de Barra Mansa
"É um momento histórico realizar este evento quando o CEBI completa 30 anos de atividades. Quero agradecer os participantes do seminário, assessores e lembrar que fizemos de tudo para proporcionar um bom encontro, agradecer a equipe que se desdobrou para o sucesso da iniciativa e especialmente a nossa secretária Claudia Guimarães pois sem ela o evento não teria acontecido" disse Valdeci (BIRO), coordenador do Seminário Bíblico. 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×