CEBI em destaque

Encontrão de mulheres CEBI PE – Mulher e fé: por uma leitura bíblica libertária.

O Encontrão de Mulheres. Sabe como foi?

Ele começou do desejo e da vontade que muitas de nós têm de falar sobre coisa de mulher e coisa de homem. Sobre amor, mas também de violência contra a mulher.

Havia uma proposta num Projeto do CEBI/PE com a MZF, de fazer parceria com outras mulheres de fora do CEBI. Seriam dois Encontros, um no primeiro semestre/2019 e outro no segundo semestre/2019.  Daí Sílvia e Mary conversaram sobre fazer um único Encontro, pois o recurso financeiro só chegou para o segundo semestre. E de contatos com Bárbara e Erika, do Coletivo Vozes Marias, percebemos que isto era sonho também delas: coisas de mulher, coisas de homem, violência contra a mulher, fé, sexualidade, feminismo, bíblia e leitura libertadora…Mas Sílvia estava tão ocupada com as tarefas do CEBI Nacional, viagens, que não podia participar da organização. Chamei Claudinho. E Bárbara chamou Bruno , Érika e Camila, da Diaconia. Montamos uma equipe para realizar o que chamamos de Encontrão de Mulheres. E tivemos também, a participação de Joana Santos, da FASE, na preparação e condução da Mística.

Sabem como eram as reuniões de preparação? Nós conversávamos sobre nós, sobre sonhos, planos, dificuldades e facilidades em nossas próprias vidas e das mulheres e homens dos espaços em que frequentávamos e participávamos.

Foi então que escolhemos e convidamos Valéria Vilhena, Helivete Ribeiro, Sílvia Camurça, Valdenice Raimundo e Joana Santos nas assessorias. Com o tema escolhido “MULHER E FÉ: Por uma leitura bíblica libertária”, nos propusemos a refletir sobre a Violência contra a mulher, com participação masculina na abertura e no fechamento do Encontrão, deixando uma noite e um dia inteiro só para mulheres.

Participaram do Encontrão, em sua maioria, mulheres de Igrejas de diversas denominações Protestantes, mas também católicas, uma ateia, mulheres da Umbanda e do Candomblé, de diversas faixas de idade, negras, brancas, feministas, ativistas políticas.

O Encontrão de Mulheres aconteceu no período de 24 a 27/10/2019, sendo a Abertura na Universidade Católica, na 5ª feira, 24/10 à noite. As demais atividades, da 6ª feira, 25/10 à noite, até o domingo, 27/10, pela manhã, aconteceram na 1ª Igreja Batista de Bultrins, Olinda.

Foi realizado o V Seminário de Discurso Religioso e Violência contra a Mulher, na abertura, na 5ª feira 24/10, sob a coordenação do Coletivo Vozes Marias e assessorias de Silvia Camurça e Valeria Vilhena. Na 6ª feira e no sábado, tivemos, na mística, com assessoria de Joana Santos, a revelação de nosso perfil, que somos poucas, mas múltiplas. Refletimos sobre Bíblia e Violência, com Roda de Conversa, (assessoradas por Valeria Vilhena) e Grupos de Trabalho: GT Fé e Politica (Silvia Camurça), GT Fé, Bíblia e Mulher (Helivete Ribeiro), GT Fé e Racismo (Valdenice Raimundo) e GT Fé e Sexualidade (Valeria Vilhena). E no domingo, foi o fechamento do Encontrão, com o tema “Repensando Masculinidades e violência contra a mulher”,  onde houve a exibição do vídeo ‘O Silêncio dos homens’, testemunhos de Josélio e Bruno, mais as provocações de Valeria Vilhena. Encerramos tudo com uma grande Ciranda, onde mulheres e homens dançavam juntos em círculo, representando a roda da vida.

Cabe destacar ainda, o Momento Cultural, no sábado à tarde, com espaço para músicas, poesias, falas, de diversas mulheres. Tivemos também, durante todo o Encontrão, a participação e coordenação musical de Amanda

e Rafinha, com músicas que reforçaram os temas e nos animaram nesses dias.

E querem saber?  Esse foi um jeito nosso de estudar, cantar, dançar e celebrar a vida, protagonizado por mulheres, mas com a participação de homens, num espaço/tempo de convivência, de aprendizado, celebração e festa. São tempos difíceis, em que existimos e resistimos, na luta e crença por melhores dias também para nós, na construção da justiça, amor e paz. O sentimento bom daqueles dias faz eco até hoje em minha vida, dando força e coragem para as lutas. E eu me sinto mais mulher e mais gente, com mais capacidade para enfrentar os desafios da caminhada.

Memória feita por Mary Ruth em 27/11/2019

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×