CEBI em destaque

CEBI/SC Escola Bíblica em Chapecó

CEBI/SC  Escola Bíblica em Chapecó

Evangelho de João e Escritos Joaninos – Pe. Ademir Rubini

Assim como o nome “João” é tão popular nos dias de hoje, assim o Evangelho atribuído a ele também é popular. Popular no sentido de ser “do povo”. É um escrito que revela a humanidade das pessoas seguidoras de Jesus e que deixaram seu testemunho no Evangelho.

Na visão da comunidade joanina, “Jesus era tão humano, que só poderia ser divino”. Nesse sentido, podemos perceber, por diversas vezes, que a humanidade de Jesus prevalece. Bem como o papel da mulher na propagação do Evangelho é muito bem fundamentada. A casa era o lugar de maior influência da mulher.

Infelizmente, porém, quanto mais a religiosidade foi sendo transferida da casa para os templos, a mulher foi perdendo seu papel de protagonismo. Mas, apesar disso, muitas mulheres foram citadas neste Evangelho, como, por exemplo, Maria Madalena e as irmãs Maria e Marta. E das mulheres que não cita o nome, como a mãe de Jesus e a samaritana, será que não é para nós nos colocarmos ali, no lugar delas?

Quem não sabe algum texto de João na ponta da língua? “… Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10.10b); “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito…” (Jo 3.16); “… Por que a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará a vida eterna.” (Jo 4.14b); “Eu sou o pão da vida…” (Jo 6.35); “… Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher” (Jo 8.7b).

Quando fui confirmada, escolhi como lema da minha confirmação (e para minha vida – caminhada de fé) João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”. Foi uma alegria poder refletir um pouco mais sobre este texto e agora poder ter um novo olhar, para assim compreender o que a comunidade joanina quer relatar a partir da sua ótica.

Esse texto é um dos “Eu sou…” contidos apenas no Evangelho atribuído a João. Para nós, que somos pessoas cristãs, Ele é o caminho! Simples assim! Não precisamos de outros mediadores, apenas de Cristo! Ele é verdade plena. Ele é vida; a vida que tanto falta nos dias de hoje, tantas vidas que apenas “sobrevivem”.

Onde está a vida que pulsa? Onde encontrá-la? No CEBI temos a oportunidade de refletir onde encontrar a vida. No Evangelho da comunidade joanina, percebemos essa vida que pulsa ainda hoje. Vida que pulsou nos tempos de Jesus, para as testemunhas oculares, e nos convida a viver essa vida, segundo a vontade de Deus, a verdadeira vida.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×