CEBI em destaque

CEBI-GSP: A linguagem das mulheres na Profecia

cebi-sp

Nos dias 02 e 03 de Setembro de 2017, o CEBI-Campinas promoveu estudo Bíblico para os diversos grupos que fazem parte da região de Campinas. O encontro foi no agradável ambiente da chácara de Salvador e Silvânia, em Itatiba, interior de São Paulo.

Nosso tema de estudo foi “A Linguagem Feminina na Profecia e Sabedoria do Pós Exílio”, com a assessoria de Rafael Rodrigues da Silva, professor na Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca, e assessor do CEBI.

Recomendamos:
As mulheres e o patriarcado nas comunidades paulinas

As mulheres tomam a palavra
A história de Dina e de outras mulheres em Gn. 12-38

Mulheres – resistência e luta em defesa da vida

O grupo, comunidade

Participaram do encontro 26 pessoas de diversas cidades da região, tais como: Americana, Campinas, Itatiba, Jarinu, Nova Odessa e Sumaré.

No estudo, refletimos sobre o ambiente pelo qual passa o rio da profecia e da sabedoria depois do exílio, isto é, a partir de 539 a.E.C. Enfocamos essa temática principalmente nos livros de Rute e Cântico dos Cânticos, tendo como ponto principal as dificuldades de sobrevivência encontradas pelas mulheres dentro do processo de reconstrução nesse período.

Rute mostra-nos um rosto bem humano, cheio de dificuldades e de muito sofrimento para as mulheres, principalmente as viúvas e as estrangeiras. No campo político, o projeto é de um governo construído na debilidade e na exploração da pobreza através da criação de tributos e leis.

Neste contexto, os estrangeiros e as estrangeiras  não faziam parte deste projeto de reconstrução da sociedade por não serem da linhagem do povo que se considerava puro,  de modo que os pobres e as mulheres viúvas e sem filhos ficavam à margem da sociedade. As soluções para os problemas não são fáceis de serem visualizados. Porém, com sabedoria, Rute e Noemi nos mostram que é necessário encarar as mudanças e pôr-se a caminho (Rt 1,7), pois muitas vezes as soluções para os  problemas estão nas coisas simples da nossa vida.

A casa é lugar de sabedoria. A formação dos filhos passa pela casa e pelas mulheres. É o lugar de instrução, de consciência, é o lugar da memória.

A bíblia e o feminismo

Percebemos também que, no livro de Cântico dos Cânticos (Ct 1,5-6), está presente a comercialização do corpo das mulheres. Aquela sociedade estava impregnada por um ambiente de mercado, de interesses e de dominação, legitimada pela lei da raça pura, da terra da promessa e pelas leis que regulam o casamento.

E uma das consequências do modelo dessa sociedade era a prostituição do corpo feminino. O livro de Cantares é um grito de resistência das mulheres contra todo esse aprisionamento, esse sistema, e toda a exploração que ele estabelecia (ou estabelece, ainda?!?).

A profecia passa pelo corpo, que é sagrado, erótico e místico. Tudo isso nos coloca em questões atuais que estão ocorrendo em nossa sociedade, especialmente com relação à essa onda de violência contra as mulheres, contra seus corpos.

O CEBI Campinas se compromete a continuar com os encontros para reflexão da bíblia, e também a alargar a rede de enfrentamento ao machismo e a intolerância dentro dos espaços que convivemos.

Por um ecumenismo com diversidade, pluralidade e respeito a todas as pessoas!

Fonte: CEBI-Campinas/SP.

Livros sobre Leitura Feminista da Bíblia:
A resistência de Rute e das mulheres
Em Memória Delas
Querida Ivone: amorosas cartas de teologia & feminismo

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×