CEBI em destaque

CEBI-SC: Rio do Oeste sedia a última etapa da Escola Bíblica de Santa Catarina

Nos dias 02 a 04 de novembro aconteceu em Rio do Oeste a quarta e última etapa da Escola Estadual do CEBI/SC. Nesta etapa estávamos em 14 facilitadoras e facilitadores.

O encontro foi inspirado pelo movimento e pela prática de Jesus, afim de animar e qualificar as práticas do próprio grupo, contribuindo para o processo de transformação da sociedade e das Igrejas.

Para buscar alcançar os objetivos, foram levantados alguns aspectos do contexto em que viveu o nazareno, assim descrito:

  • realidade social, política, econômica e religiosa;
  • missão de Jesus;
  • prática de Jesus em relação aos pobres, mulheres, crianças, doentes, órfãos, viúvas, estrangeiros, vulneráveis e poderosos.

Estudamos essas questões buscando entender o seguimento de Jesus nos dias atuais, pensando  basicamente nos movimentos populares, na missão da educação popular, na teologia da libertação, entre outros temas relacionados a Jesus e seu poder libertador. Essa etapa, assim como as anteriores, foi assessorada por Ildo Bohn Gass que iniciou dizendo que não gosta de dizer “prática libertadora de Jesus”, pois o próprio Jesus já é libertador.

Missão de Jesus

A missão de Jesus que é anunciar o Reino de Deus, conforme Mc 1,14-15 e Mt 4,17, nos impulsionou a reflexão sobre o Reino sem estruturas de exclusão, mas sim, onde todas e todos são incluídos/as: Família de Deus, pai, mãe, irmãos, onde somos iguais.

Segundo Ildo, missão para Jesus é lutar pela preservação da vida. Partilha e cura são palavras e ações chaves para buscar o Reino de Deus. Jesus está preocupado com os corpos saudáveis das pessoas.

Portanto, o foco da missão de Jesus é partilha e cura, assim sendo, a lei podia ser jogada fora, ou seja, não tinha importância para Jesus, pois a vida era mais importante. Outro paradigma quebrado por Jesus nos textos bíblicos estudados foi a questão da família patriarcal, principalmente em Mc 10,28-31, onde se deixa a estrutura familiar e econômica por causa de Jesus, e do evangelho, para receber ainda no tempo presente, cem vezes mais. O curioso é que ao receber cem vezes mais, o pai fica fora da lista. O assessor nos questionou o porquê desse detalhe.

Para dinamizar os trabalhos, o estudo foi dividido em temas e textos, onde citamos alguns:

  1. Jesus e o exercício do poder, Jo 13,1-17. “Eu garanto a vocês: O servo não é maior que o seu senhor, nem o apóstolo é maior do que aquele que o enviou.” Para Jesus o poder é servir e não ser servido, conforme o entendimento de Pedro.
  2. Jesus e o Sinédrio/Templo, Mc 11,11-20. “Minha casa será chamada casa e oração para todos os povos? No entanto vocês a transformaram e abrigo de ladrões”. O templo era lugar de exploração dos pobres, o que Jesus repudia.
  3. Jesus e a Lei, Mc 2,23-28 e Mt 12,1-8. “Vê! Por que eles fazem no sábado o que não é permitido.” Para Jesus as necessidades das pessoas estavam acima da lei. Ou seja, a lei passa pelo estômago.
  4. Jesus e a economia: Mc 6,30-44 “Vocês é que devem dar-lhes de comer”. O pouco guardado no fundo da sacola das pessoas desde que bem distribuído é suficiente para alimentar uma multidão e ainda sobra. A lógica do tudo comprar serve par enriquecer poucos em detrimento da fome de muitos.

Como podemos ver pelos temos estudados, esta foi mais uma etapa de aprendizado e conhecimento bíblico. Em todos/as presentes ficou aquele gostinho de quero mais, e a Escola Bíblica vai deixar saudades. Por outro lado, o desafio continua. Enquanto facilitadoras e facilitadores, nossa missão não acabou com a última etapa da escola, ainda temos nosso grupo esperando nas sub-regiões onde trabalharemos o mesmo tema.

A Escola Bíblica em Santa Catarina

Já tivemos dez escolas no estado com dois anos de duração, sendo normalmente 11 etapas com três dias e meio cada. Nos últimos anos começamos a perceber que essa modalidade não atendia as necessidades do CEBI-SC, pois as pessoas participavam da escola para adquirir conhecimento, mas a grande maioria não assumia nenhum compromisso com o CEBI após o final do curso. O não comprometimento fazia com que não formássemos novas lideranças para o CEBI-SC, nem mesmo pessoas capazes de facilitar novos encontros.

Nos anos de 2016 e 2017, em reuniões de conselho e da coordenação, passamos a discutir uma nova sistemática para a escola do CEBI. Foi aí que chegamos à uma conclusão: precisávamos encontrar meios para comprometer as pessoas a assumirem o compromisso, mesmo que fosse com pequenos grupos.

Ao contrário das escolas anteriores, onde as inscrições eram abertas e tínhamos grupos maiores,  optamos por quatro etapas no mesmo ano, com dois dias e meio cada, não mais aberta para o público. Para nós, era importante formar pessoas que pudessem seguir assessorando outros encontros, para dar continuidade à formação popular no estado. Assim, com indicações dos membros do conselho e com vagas limitadas, abrimos novas turmas, focadas na continuidade do processo formativo.

Nessa dinâmica o objetivo é aprender como facilitar outros grupos.

No processo de ensinar aprendendo e aprender ensinando, a escola aconteceu em dois módulos: tínhamos a programação estadual, e cada sub-região também seguia com a sua. Assim, a pessoa participava da escola e tinha obrigação de facilitar a etapa na sua sub-região, onde servia como laboratório para quem assessorava.

Outro fator importante foi o número de pessoas que conseguimos trabalhar com essa dinâmica. Na escola de formação para facilitadores/as tivemos quinze participantes (vagas limitadas), e nas escolas nas sub-regiões, em média, 50 pessoas participaram.

Como primeira experiência, a avaliação foi positiva. Esperamos não parar por aqui. Nossa preocupação é com a renovação dos quadros para assessoria na leitura libertadora da bíblia.

Texto por Tânia Maria Furtado Pucci, da Sub-região de Lages/SC, e José do Nascimento, da Coordenação.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×