CEBI em destaque

CEBI-RS: Eleição da nova coordenação e os debates sobre a Casa Comum

Nos dias 18 e 19 de fevereiro os representantes dos núcleos e escolas do CEBI-RS estiveram reunidos para estudo, confraternização, troca de experiências e dar sequência à caminhada. Para tanto, foi eleita uma nova coordenação.

Ecologia: descobrindo os biomas do Sul

No sábado, a assessora Dra. Luiza Chomenko, da Fundação Zoobotânica – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, falou sobre a questão dos biomas no Rio Grande do Sul, em especial o pampa: seu potencial econômico, suas belezas naturais e as ameaças que estes ambientes sofrem. A região de campo aberto, por exemplo, que deu origem à visão idílica do gaúcho como um indivíduo que enxerga longe, é só uma parte do bioma, que é incrivelmente diversificado.

Essa área, onde se enxergava longe, hoje é tomada por florestamento de eucaliptos e pinus. Não se trata de reflorestamento, pois essa prática implicaria replantar a mata nativa, que nunca foi de árvores e florestas. Pode-se dizer que a o agronegócio encurtou a visão do povo gaúcho, tanto em sentido literal quanto figurado.

Agronegócio x sustentabilidade

Outros problemas trazidos pelo agronegócio de ontem e de hoje: arroz (mais de 100 anos de plantação) nos banhados e soja campo afora. Tudo isso é resultado da ganância, muitas vezes apoiada pelos governantes e legisladores, que desencadeia na exploração e extração de tudo o que a terra oferece, sem respeitar o tempo e as características do nosso pampa.
As políticas beneficiam exclusivamente o poder econômico, em detrimento do povo que ali vive.  O projeto de urbanização também traz problemas, especialmente no banhado, região onde fica “acomodada” especialmente a parcela mais pobre da população. Faltam políticas de incentivo e apoio, principalmente junto ao setor rural.

Casa Comum: Comunidades e a partilha da vida

Faz-se necessária uma política que pense na sustentabilidade dos nossos ecossistemas, levando-se em conta o ser humano e o ambiente que o circunda. No pampa, por exemplo, é hora de retomar a pecuária extensiva de gado (em vez da intensiva) e minimizar os estragos causados pelo agronegócio.

Isso exigirá um trabalho coletivo de denúncia e enfrentamento das autoridades, assim como demonstraram os textos bíblicos lidos à tarde, sob assessoria de Edison Costa e Ildo Bohn Gass.

No domingo foi feita a prestação de contas – financeira e de atividades. Na sequência, após a fala da coordenadora do Regional CEBI Sul, Rev. Lúcia, foram encaminhadas as indicações para a nova coordenação (2017-2020), que assim ficou constituída:

  • Deise Abé – Ibarama (coordenadora)
  • Raquel Sanquinet – Rivera – Uruguay
  • Luiz A. Faccin – Ijuí
  • Adelaide Klein – Gravataí
  • Frei João Osmar – Porto Alegre
  • Suplentes:
  • Nair – Ijuí
  • José Luiz Possato Jr. – São Leopoldo

Fonte: cebirs.wordpress.com, 21/02/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×