CEBI em destaque

CEBI-Regional Nordeste reflete sobre patriarcalismo e comemora os 40 anos de Leitura Popular da Bíblia

por Narcizo Machado*

Com arte e debates Regional Nordeste reflete sobre patriarcalismo e comemora os 40 anos do Cebi

Entre os dias 11 a 14 de julho, o estado de Sergipe recebeu representantes dos estados do nordeste e de estados convidados, membros do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI). Nas terras do Cacique Serigy, o encontro ocorreu na capital, Aracaju. Sob a condução da pastora metodista, Nancy Cardoso, o grupo refletiu sobre o patriarcalismo e seu projeto ainda atual e presente em nossa sociedade.

Nancy fez um apanhando histórico, e levou o grupo a um passeio por vários períodos do povo de Deus, tendo como auxílio passagens bíblicas. Mostrou a permanência da cultura de superioridade dos homens nas relações sociais, e o quanto a mulher é propositadamente anulada nos registros históricos.

As reflexões levantaram debates importantes e ajudaram os homens presentes no evento a entrarem em questionamento. Esse movimento, favoreceu o início de um processo de desconstrução quanto aos conceitos aprendidos e impregnados em suas práticas, consequências da cultura patriarcalista que impulsiona o machismo, a misoginia e uma série de outras atitudes preconceituosas e racistas, que se opõem a plena implantação do Reino de Deus.

A dinâmica usada por Nancy favoreceu a integração entre os participantes. Assim avaliou a jovem estudante Ana Beatriz, do Cebi de Maceió-AL: “Achei bem dinâmica a força que ela trabalhou, não teve aquilo de cada um fica com o grupo que veio, ela simplesmente misturou todos e foi isso, amei” analisou.

As mulheres aproveitaram o encontro para reforçar suas lutas, reafirmar sua organização e fortalecer a unidade em torno das pautas feministas que buscam superar a cultura patriarcalista ainda presente nos dias atuais.

Não bastava simplesmente teorizar, era necessário fazer a experiência. Com auxílio de técnicas de trabalho em grupo e de metodologia de integração através do teatro, a assessora Nancy Cardoso desafiou o grupo a experimentar realidades vividas pelas mulheres e nem sempre percebidas pela nossa crítica diária.

Os homens foram convidados a experimentar o uso da burca e as formas de sentar culturalmente exigidas das mulheres. “Essa formação me possibilitou aprofundar a reflexão sobre as lutas das mulheres e também a me colocar no lugar delas. É muito diferente ouvir falar do que sofrer na pele. Através das leituras e dinâmicas, pude perceber os desafios que as mulheres têm, cotidianamente, assim como percebi que é tarefa de homens e mulheres construir uma sociedade mais justa, fraterna e participativa”, afirmou Carlos Nunes, que é baiano e atua em Sergipe na articulação da Pastoral da Juventude.

Presente no evento, a diretora do CEBI Nacional, Fátima Castelan comemorou o resultado obtido com o seminário nacional realizado no Nordeste. “Foi uma oportunidade de praticar a Leitura Popular da Bíblia, com um grupo muito disposto a participar, interagindo de forma plena, de corpo inteiro, no processo de interpretação dos textos da Bíblia e da vida. Foi lindo ver a integração das juventudes com as pessoas de mais tempo no Cebi. Saímos todas e todos com o desafio de seguir fazendo a Leitura Popular Libertária da Bíblia, praticando a crítica, autocrítica e criatividade”, analisou.

Prestação de contas

A diretora Fátima Castelan e a representante do nordeste na direção nacional, Silvia Maria, fizeram uma prestação de contas da caminhada do triênio que se encerra em 2020. Desde a realidade financeira, até a atual realidade em que os membros do Conselho Nacional e da Direção são chamados a, mais que representar, são chamados ao serviço efetivo, se pondo em ação para as ações administrativas e coordenação de todos os campos de ação do Cebi.

Integração e Celebração

Na noite do sábado, dia 13, foi realizada a celebração dos 40 anos de caminhada do CEBI. Cada estado presente apresentou seu jeito próprio de fazer ecoar a leitura popular. Cada estado do nordeste teve espaço para lembrar passos de sua caminhada, lembrando dificuldades e superações.

Os estados convidados também fizeram apresentações, a exemplo do Paraná, que teceu uma verdadeira colcha de retalhos trazendo detalhes de sua firme caminhada. Os fundadores do Cebi em 1979 foram lembrados por todas e todos com carinho e a missão do Cebi foi reforçada, levando o grupo a lembrar do “primeiro amor” e da necessidade de reforçar o trabalho na e com a base.

As apresentações foram coloridas, cantadas, dançadas e musicadas, a celebração do Cebi Nordeste usou a arte como veia de transmissão, por onde passaram os 40 anos de história do Cebi por todo Brasil.

Música militante

Do talento de uma jovem professora e militante, Amanda Luiz, surgiu a música que detalhou a história do Cebi Ceará.

Confira o áudio da música de Amanda Luiz:

 

Aquecidas e aquecidos pela humanidade e pela paixão da defesa da vida, mulheres e homens celebraram o encerramento do encontro reconfirmando o compromisso com este novo ciclo da caminhada do CEBI no Brasil. Pisando no chão desse Brasil desigual e ainda patriarcal, todas e todos que fazem o CEBI-Nordeste assumiram o desafio de permanecerem tentando levar e receber luz através da leitura popular e libertadora da Bíblia.

 

Partilha de Narcizo Machado.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×