CEBI em destaque

CEBI-PR: Velhos/as terão sonhos e jovens terão visões (Mutirão Ecumênico)

CEBI-PR: Velhos/as terão sonhos e jovens terão visões (Mutirão Ecumênico)

Durante dois anos o CEBI, juntamente com várias igrejas cristãs e entidades, contribuiu na preparação do Mutirão Ecumênico Sulão VII.

Finalmente, na tarde do dia 18 de outubro, a casa Vereda das Araucárias, em Almirante Tamandaré, região Metropolitana de Curitiba (PR), foi ficando mais colorida alegre, cheirosa, barulhenta e encantadora. Jovens e Velhos foram chegando para refletir o tema Juventude, tolerância e solidariedade num mundo pluralista.

Veio gente dos "quatro cantos": Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro e reuniu 210 pessoas, de oito diferentes igrejas: Anglicana, Batista, Católica, Presbiteriana Independente, Presbiteriana Unida, Luterana (IELB e IECLB) e Metodista.

Sob o lema "Velhos/as terão sonhos e jovens terão visões" (Joel 3.1 ou 2,28 cf. Almeida), a antiga colcha de retalho foi sendo montada e colorida, mas com um novo olhar… e vários momentos de celebração, partilha, música, conversas, diálogos, debates, dança e muita alegria. A colcha do encontro foi costurada em três momentos importantes: o olhar para a realidade, em suas diversas óticas; análise e iluminação do cotidiano a partir da Bíblia; e o estabelecimento de caminhos para a vivência ecumênica, sinais de diálogo.

Ao final a colcha estava quase pronta, só faltava definir para onde levá-la. Vai, junto com a tocha, para Santa Catarina. Lá será realizado o Mutirão de 2016.

 

Contribuição do CEBI

O CEBI Paraná contribuiu diretamente no processo de organização e realização do evento. Revda. Lúcia dal Ponti (Londrina), integrante do Conselho Nacional do CEBI, ajudou na coordenação e animação de todo o encontro. Márcia da Silva (Curitiba), secretária do CEBI-PR, dedicou-se ao trabalho de articulação, à infra-estrutura e à ornamentação do ambiente. João Santiago (Curitiba) cuidou da divulgação e venda dos livros. Larissa Andreguetti (Foz do Iguaçu) contribuiu na equipe de celebrações.

Muita gente do CEBI de várias partes dos estados do Sul também participou. Edmilson Schinelo (Campo Grande/MS) contribuiu na assessoria e Edison Silva (Canoas/RS) ajudou na articulação do evento.

 

Velhos/as terão sonhos e jovens terão visão: as contradições de Joel

(extraído da carta-relatório do encontro)

Edmilson Schinelo, biblista e assessor do CEBI, de Campo Grande/MS, ajudou o grupo a buscar a iluminação bíblica sobre o tema. Iniciou chamando a atenção para o termo tolerância: para a pessoa cristã, o contrário de intolerância não pode ser somente tolerância, mas aceitação diálogo e aprendizado com o diferente.

O assessor destacou que o lema bíblico "velhos/as terão sonhos e jovens terão visão" (Joel 3.1 – na Almeida 2.8) é retirado de um livro bíblico bastante contraditório. Os textos atribuídos ao profeta Joel por um lado defendem que o espírito de Deus será derramado sobre "filhos e filhas, jovens e velhos, servos e servas". Por outro lado, sugerem a inversão do sonho de Miquéias e Isaias: enquanto esses dois profetas defendiam que espadas deviam se transformadas e enxadas e arados, Joel prega exatamente o contrário (Joel 4.9-10 ou 3.9-10 na Almeida). No contexto de ameaças durante o pós-exílio, a postura de Joel é de eliminação de todos os inimigos, apenas o povo de Judá deve merecer a bênção, em Jerusalém os estrangeiros não podem nem pisar (Joel 4.17-21 ou 3.17-21). Ou seja, Joel é também exemplo de intolerância e xenofobia, postura de muitas pessoas e grupos religiosos.

Para evitar os risco de manipulação da Bíblia como forma de reforçar o fundamentalismo e a intolerância, Edmilson alertou que o caminho é lembrar sempre que a vida vem em primeiro lugar e a Bíblia deve iluminar vida (Sl 119,105) e não ser camisa de força. Se as instituições (o Estado, as igrejas e a própria pessoa humana) tendem a ser intolerantes e monoculturais, nas margens a pluralidade acontece como expressão do sonho de Deus para nós.

Por último, Edmilson ajudou o grupo, à luz do texto de Lc 18,1-5, a perceber como ser ecumênico/a é cultivar a rebeldia juvenil, é fazer resistência à injustiça e à opressão. Modelo de oração apresentado por Jesus é uma viúva que exige seus direitos. Tal como Deus armou sua tenda no meio do povo (Jô 1,14), a mulher é capaz de "armar o barraco" diante do "juiz da injustiça" para que o ecumenismo aconteça. Com muita probabilidade, Jesus poderia estar evocando uma mulher jovem: num contexto de ocupação romana, onde os homens morriam muito cedo na guerra, muitas jovens ficavam viúvas.  

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×